DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  11/08/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
A vida em directo na net
 
  A vida em directo na net O sucesso televisivo que um pouco por todo mundo o programa ''Big Brother'' tem alcançado é revelador da sofreguidão com que o público gosta de ''coscuvilhar'' a vida alheia. Os chamados ''Reality Shows'' atingiram uma popularidade estranha em que os telespectadores desejam ver o dia-a-dia de outros comuns mortais. Por estranho que pareça, a vida real e as suas inerentes incertezas, tem mais apelo que qualquer enredo elaborado. Por isso as ''telenovelas'' reais, roçando o voyerismo além de serem muito viciantes, apelam aos nossos instintos de curiosidade mais ''baixos''. Afinal quem nunca bisbilhotou entre as cortinas o que a vizinha do lado estava a fazer?

Desta forma os canais televisivos exploram aquele nosso pequeno pecado da curiosidade pela vida alheia e conceberam o concurso ''Big Brother''. O Big Brother que está prestes a ser apresentado em Portugal pela mão da TVI tem feito sucesso em todo mundo: Holanda, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Alemanha e brevemente também vai estrear na Suiça.

A vida em directo para o mundo
Os resumos diários do programa são campeões de audiência televisiva e estão a gerar grande polémica e discussão. Quanto às audiências em Espanha um dos serviços de televisão por satélite chegou mesmo ao ponto de criar um canal de televisão que transmitia a vida dos 10 participantes 24 horas por dia e 7 dias por semana. As audiências registadas foram impressionantes e os telespectadores rapidamente ficaram grudados ao ecrã, absorvendo as trivialidades do dia-a-dia das personagens reais, que todos os dias chegavam a sua casa. Em quase todos os países alguns dos concorrentes mais emblemáticos tornaram-se verdadeiras estrelas que chegam a ser requisitados para entrevistas ou para apresentarem programas televisivos!

O Grande Irmão
As cadeias televisivas aproveitando a potencialidades geradas pelo interesse do programa criaram sites vocacionados para os fãs do programa. Além da possibilidade de ver o ''show'' em directo via Web em vez do resumo televisivo, os visitantes podem obter informações sobre os seus ''concorrentes-herois'' preferidos ou mesmo votar nos infelizes que vão ser expulsos da casa onde se realiza este diferente concurso.

A fórmula de sucesso
Um dos grandes aliciantes deste conceito é a envolvência com as personagens reais e a forma com que estas interagem. Mas o segredo está em espiar a vida alheia sem ser visto, sem ser crime ou pecado. Se não houver consequências a nossa curiosidade pode se tornar-se insaciável.

Mas este conceito não é propriamente novo. Na Internet o conceito de observar imagens em directo é há muito uma das mais populares actividades, só que infelizmente está algo restringida devido às questões técnicas da rede. Na sua maioria as imagens via Internet em directo ocupam muita largura de banda a menos que tenham pouca qualidade ou um ''refresh'' das imagens muito lento. Apesar destes entraves são inúmeras as iniciativas relativas à transmissão. As webcams (câmaras digitais que se ligam a um computador para enviar via Internet as imagens) abundam e é possível consultar directórios onde se podem encontrar, além de muitas câmaras de vigilância a filmar cidades e ruas, muitos indivíduos que revelam a sua vida e projectam a sua imagem através da net.

Omnipresente graças à Internet
Na Internet temos já inúmeras webcams a transmitir 24 horas por dia para se bisbilhotar à vontade. Com a agravante de estar a ''salvo'' é curioso e até emocionante ver o que esta a passar noutra região do mundo a um determinado ser humano e observar a sua azáfama diária.

Ser um Big Brother (aquela entidade omnipresente na vida de todos os cidadãos criada por George Orwell no seu livro ''1984'') é apelativo se bem que eticamente duvidoso.

A moda ''Big Brother'' assume mesmo contornos de negócio. É possível fazer dinheiro expondo a sua vida para todo mundo, sendo filmado 24 horas por dia por várias webcams que acompanham todos os passos do ''exibicionista''. Um gestor de sistemas de 26 anos, que mudou o seu nome para DotComGuy, está já há sete meses a viver sem sair de casa, recorrendo exclusivamente à Internet para se abastecer, e é possível seguir todos os passos do seu dia-a-dia nas webcams espalhadas pela casa, tudo graças ao patrocinadores. Por outro lado há mesmo quem pague para poder usufruir do privilégio de ver a intimidade da vida das outras pessoas. Uma jovem dos Estados Unidos, chamada Jenny, ''vende'' a sua vida em directo sendo uma das pioneiros neste estranho negócio.

Existem também exemplos curiosos de como as webcams podem transmitir para o mundo via Internet. Desde seguir um taxi em Nova Iorque ou patrulhar o lago Lochness na Escócia em busca do seu mítico monstro até seguir o trabalho de uma empresa...

Aguardando...
Enquanto não chega o programa Big Brother a Portugal já no início de Setembro pode sempre preparar-se para este novo conceito televisivo observando on-line nos sites dos programas Big Brother que ainda decorrem nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha ou então ligar-se aos milhares de webcams dispersas pelo mundo, onde com um bocado de sorte, poderá observar algo de estranho...

Mais artigos >>



Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação