DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  07/07/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Licitar on-line
 
  Licitar on-line A Internet veio introduzir uma nova dinâmica à prática comercial do leilão. Actualmente é possível levar a leilão ou licitar praticamente tudo através da Internet.


Um novo tipo de leilão
O termo ''leilão'' faz sempre lembrar um sujeito sisudo com um martelo que vai repetindo rapidamente valores ao qual a assistência dirige pequenos gestos discretos, aumentando a licitação. Bom, isso era antes... Agora, junto do seu computador, pode participar confortavelmente em leilões on-line, onde um servidor Web substitui o leiloeiro. As licitações on-line não se desenvolvem em tempo real (podem desenrolar-se por vários dias ou semanas), mas apresenta aliciantes inegáveis: encontra-se todo o tipo de pechinchas sem sair de casa, e o facto de não serem em tempo real permite que sejam mais fáceis de encontrar.

Outra diferença importante é que os leilões on-line não incluem apenas peças de arte ou máquinas de fábricas falidas - muito pelo contrário: pode encontrar desde peças velhas de computador até apartamentos novos em folha, sendo leiloados em sites dedicados a esta nova forma de comércio on-line.

Desde que se familiarize com as normas de um site de leilões - pesquise qual os melhores negócios antes de de licitar e saiba quando abandonar um leilão (quando os preços já não compensam) - a utilização de um leilão via Internet pode ser financeiramente tentadora.

Um negócio de milhões
A utilização, a nível mundial, de sites de leilões on-line tem crescido rapidamente nos últimos anos e há indícios de que esta tendência continuará. Em 1998, 3 milhões de americanos participaram em leilões on-line gerando um valor de vendas aproximado de 1,4 mil milhões de dólares e estima-se que em 2003 sejam 14 milhões de americanos a participar, gerando vendas no valor de 19 mil milhões de dólares! Com estes valores, não é de estranhar que este negócio seja muito apetecido pelas empresas da Internet.

Existem dois tipos básicos de leilões: privado para privado e empresarial para privado. O primeiro formato é o mais abundante mas implica que qualquer pessoa possa vender ou comprar um produto num leilão on-line gerido por entidades desconhecidas, que fazem a gestão do leilão e a gestão das formas de pagamento ( existem alguns riscos pois nem sempre os indivíduos que vendem são de ''confiança''). O segundo formato é mais seguro e geralmente é praticado por empresas que querem liquidar os seus stocks, utilizando a Internet como forma de escoar os seus produtos (nos Estados Unidos este formato representa 30% do mercado dos leilões na Internet).

Actualmente os leilões de obras arte estão já a penetrar na Internet e já se assistem a valores avultados de obras leiloadas on-line.

Encontrar pechinchas
A escolha de um site de leilões on-line deverá ser feita tendo em conta o produto que procura. Um grande site implementado há mais tempo tem naturalmente mais utilizadores e consequentemente mais produtos para leiloar. Quanto maior o site mais hipóteses de encontrarem ''guloseimas'' apetecíveis. Em alguns sites há mesmo produtos para todos os gostos...

É possível mesmo utilizar motores de buscas que procuram um determinado serviço ou produto entre vários sites de leilões, facilitando assim as suas aquisições. Não se esqueça que existe muita oferta e, se restringir as suas buscas, pode perder bons negócios ou acabar por fazer maus negócios...

Vendendo num leilão
Se por outro lado tem um produto de que se quer desfazer e obter uns bons trocados por ele, nada melhor que utilizar um destes leilões on-line. Para fazer um bom negócio tem escolher bem o site em que vai expor o seu produto e a maneira como o faz. Uma imagem do produto e comentários detalhados acerca deste são essenciais para que tenha algum sucesso, pois ninguém gosta de licitar por um computador em segunda mão a X contos sem saber mais pormenores (como os anos que tem, que processador é e memoria RAM que tem, por exemplo). É preciso não esquecer também a verificação das condições do site. Por vezes, estes levam uma comissão que pode afectar sensivelmente os seus lucros.

Se por outro lado o artigo que pretende vender é suficientemente valioso e só está disposto a se desfazer dele a um bom preço, pode sempre colocar o valor base bem alto para que o não venda por ''tuta-e-meia''.

As regras
As regras dos leilões on-line não são iguais aos leilões físicos, devido as carateriscas únicas destes leilões. Existem regras diferenciadas, segundo os sites ''leiloeiros'', e é sempre necessário consultar os termos e regras que cada site apresenta antes de começar a licitar.
Algumas regras são contudo universais: em caso de lanços iguais (oferta de preço para a aquisição de determinado bem no decurso de um leilão) , o primeiro a ser apresentado ganha; se o seu lanço for o mais alto quando encerrar o período de leilão, não pode retirar a licitação.

Uma regra comum é a necessidade do registo na base de dados do site leiloeiro de quem quer vender ou comprar algo. Esta necessidade existe para promover alguma segurança e para que não surjam distúrbios causados por vendedores (que não ficam contentes com o preço final registado e não efectuam a venda) ou compradores (que oferecem lanços irrealistas que não tencionam cumprir). Caso existam anomalias deste tipo é possível emitir uma queixa aos responsáveis do site, que podem colocar em lista negra os prevaricadores.

Oferecer um lanço (quantia para obter o que se vende em leilão) ou pôr em arrematação (vender um artigo por leilão) exige um registo. À medida que um utilizador vai intervindo os seus passos são registados e a consulta da sua actuação é identificada. Desta forma poderá saber se quem está a leiloar ou a licitar tem bons antecedentes ou se é um novato nestas coisas.

Alguns sites exigem mesmo que dê o seu número de cartão de crédito durante o registo, o que torna a transacção mais segura para o vendedor, dado que, se a sua licitação for a mais alta no fecho, o valor ser-lhe-á automaticamente debitado...

Seguindo um leilão
Depois de ter encontrado um artigo irresistível e ter feito o seu registo no site não basta dar uma licitação para adquirir aquele bem. Como num vulgar leilão é necessário que o leilão encerre para adquirir o produto leiloado. Como mais pessoas podem estar interessadas no artigo em causa o valor pode subir e o seu lanço pode ser superado. Para que não perca o rumo que está a seguir o leilão, este tipo de sites têm serviços notificativos (geralmente por email), que o informam sempre que existe o perigo de lhe fugir a compra ou se você foi o feliz comprador pela módica quantia de (...), sempre que ninguém tenha tido a coragem de oferecer mais.

Existem também sites que dispõem de um serviço automatizado que lhe permite indicar até que preço está disposto a ir. O servidor do leilão vai cobrindo as licitações dos outros utilizadores até ao valor estipulado por si (proxy bidding). Sem preocupações...

Custos extra e formas de pagamento
Como a maior parte das encomendas on-line os custos dos portes postais devem ser tidos em consideração pois não são explícitos no valor do leilão. Na maior partes das vezes o valor a pagar pelo transporte é pago pelo comprador, o que pode ser problemático para quem fizer a sua compra no estrangeiro ou sempre que seja algo de pesado e volumoso. Além disso, os impostos que podem recair na compra podem ser proibitivos. Não se esqueça de consultar sempre todos os pormenores da compra.

Verifique sempre qual o tipo de pagamento que o vendedor exige: só as empresas aceitam cartões de crédito. Se for um particular é natural que use outro método de pagamento menos prático. Podem exigir cheques, dinheiro, ou contra-reembolso (paga quando o carteiro lhe entrega a encomenda), o que pode ser problemático quer para o vendedor quer para o comprador, pois oferecem poucas garantias de um negócio levado a bom termo. Este é um dos grandes entraves neste tipo de comércio electrónico.

As grandes casas internacionais
O eBay é o líder internacional nos leilões on-line, com uma massa crítica de utilizadores verdadeiramente impressionante. Além da sua lista quase infindável de categorias, é fácil de usar, graças ao seu grande ''know-how'' nesta matéria. Tem varias delegações em todo o mundo (inclusive duas na Europa , no Reino Unido e na Alemanha).
Para ter uma ideia da sua dimensão num dia normal existe uma média de 70000 leilões em curso, só em computadores pessoais.

O Yahoo Auctions é tambem um gigante, graças à sua inclusão no maior portal mundial. Só em hardware, o Yahoo Auction alberga aproximadamente 30.000 leilões por dia. Tal como o eBay, oferece uma variedade astronómica de categorias, para além dos utilizadores poderem deixar os seus comentários sobre as aquisições efectuadas.

O gigante do comércio electrónico Amazon tem também o pé bem assente no negócio dos leilões on-line, quer na sede americana quer nas filiais inglesa e alemã.

Em Portugal
Evitar os custos dos portes postais internacionais é um factor que pesa muito na actividade de compra e venda baseada em leilões na Internet. Por isso utilizar um leilão on-line português pode ser mais ''desejável''.

Embora não disponham da mesma massa crítica que outros sites internacionais (não existem tantos utilizadores registados, nem tantos leilões em curso), os leilões on-line lusitanos são já abundantes. Claro que existem alguns sites com mais abundância de leilões mas não são de ignorar os sites mais pequenos, porque aí também existem bons negócios.

O Melhoroferta apresenta facilidade de utilização e um bom aspecto gráfico.

O Netleilões do Sapo garante bastante variedade de produtos e consegue ter grande quantidade de utilizadores.

O site NET Leilão está bem organizado e tem um bom destaque de produtos a leilão, contendo bastantes fotos dos produtos vendidos.

O Lotes-Online contém uma excelente organização e é facíl de utilizar.

O Almoeda é também um serviço gratuito de leilões online a não perder.

O Leilão Virtual é um site a ter em conta, dispondo de boas opções (incluindo proxy bidding).

Para fazer busca entre os leilões na Internet a decorrer em Portugal, pode utilizar os serviços de busca da Placard que são bastante eficientes.

Em Portugal, também existem leilões on-line de empresas para os consumidores bastante interessantes. Os mais emblemáticos são os leilões da TAP (nos quais pode conseguir uma viagem de avião a preços muito interessantes) e os leilões da Chip7 onde pode adquirir artigos de hardware muito em conta.

Agora é só navegar pela Internet e ter a carteira algo recheada para entrar nestes aliciantes leilões. O negócio é vantajoso para todos os intervenientes, não faltando a questão da emoção que os leilões ''tradicionais'' incutem (que transparece na sua versão via Internet) e a comodidade com que se realizam (ali no seu computador).

Mais artigos >>



Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação