DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  19/05/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Vestindo um computador
 
  Vestindo um computador Desde a sua primeira aparição como um verdadeiro computador que estas máquinas se tornaram cada vez mais pequenas e essênciais. Hoje o ser humano moderno está irreversivelmente dependente dos computadores.

O primeiro computador fabricado pela IBM ocupava uma enorme sala e pesava mais de cinco toneladas. A Era de miniaturização trouxe-nos os computadores portáteis, os computadores de bolso e os computadores de mão. Mas eis que chegam finalmente a Portugal os "wearable computers" ou seja os ''computadores que se vestem''.

A Pesquisa
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem264".] Há já alguns anos que alguns pioneiros do mundo informático académico têm desenvolvido ''geringonças'' que no mínimo se podem considerar intessantes. As questões tecnológicas envolvidas do desenvolvimento deste tipo de aparelhos sempre foram um desafio apelativo que muitos departamentos de pesquisa e desenvolvimento abraçaram. Era necessária grande miniaturização dos componentes (não só das baterias como dos ecrãs e do computador em si); baixo consumo de energia; reconhecimento de voz e dissipação eficaz do calor gerado (ninguém quer ficar queimado!). Um dos mais felizes resultados destas pesquisas é o Lizzy.

Sem mãos!!!
Estes computadores são totalmente ''mãos livres'' e respondem a comandos de voz e interagem com o utilizador através de um pequeno ecrã vídeo e através de som. Em vez de terem de ser transportados à mão eles usam-se como um colete. O utilizador tem os seus braços livres e se quiser pode até correr usando este computador.

Componentes
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem265".] Basicamente este tipo de aparelhos consistem em 5 componentes: um microfone, auscultadores, um visor óptico, uma bateria e o computador em si. O sistema consiste no microfone colocado perto da boca para comunicar com o computador, nos auscultadores para ouvir o ''resultado'' e visor colocado próximo de uma vista, enquanto que à cintura o utilizador carrega as baterias e o CPU.

O Interface
O visor óptico é particularmente importante como interface entre o homem e a máquina. Existem soluções para o visor que permitam ao homem usar o computador e ao mesmo tempo desempenhar funções reais. Uma é usar numa só vista um pequeno ecrã utilizando a outra vista para ver o campo de acção real. Outra forma, graças ao desenvolvimento em ecrãs translúcidos (que sobrepõem os dados do ''wearable computer'' com a imagem real do que esta à nossa frente). Desta forma é possível desenvolver visores que em permanência transmitem dados e imagens ao nosso campo de visão sem que deixemos de ver o que está à nossa volta no ''mundo real''. Aceitando comandos de voz e exibindo imagens em todo o campo de visão estes''wearable computers'' poderão fazer-nos sentir como o Exterminador Implacável.

O Homem-Máquina
As potencialidades deste tipo de equipamentos são inúmeras. Inicialmente desenvolvidos exclusivamente para aplicações militares ou espaciais este tipo de computadores estão agora disponíveis ao mundo civil e podem auxiliar em tarefas exigentes como manutenção aeronáutica ou gestão de grande centros de armazenagem em que é preciso gerir grandes quantidades de rotinas e dados. Muitas profissões de grande exigência física e mental podem usufruir de uma grande ajuda destes aparelhos.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem266".] Mas estas maquinas podem também passar por um acessório de moda algo cibernético. A empresa Charmed têm mesmo apostado em desfiles de moda em que os novos equipamentos electrónicos incluindo os ''wearable computers'' são o seu principal enfoque.
A Xybernaut, empresa que mais se tem dedicado ao fabrico deste tipo de computadores segue a filosofia de que é preciso trazer a informação ao utilizador em vez do utilizador à informação. É nesse campo que os'' wearable computers'' ganham interesse. Diz quem já testou que a sua utilização é bastante intuitiva e que com um pouco de prática existe quase uma simbiose entre o homem e a máquina ao contrario do uso de outros computadores.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem267".] O Futuro
Usar um ''wearable computer'' enquanto se espera pelo autocarro carregado de sacos das compras, aproveitando para se ligar à Internet através das palavras mágicas ''Liga-te à Internet'' poderá não ser já ficção cientifica. O problema é que como qualquer grande novidade electrónica um ''wearable computer'' pode custar os olhos da cara. O Xybernaut Mobile Assistant está disponivél numa versão base por 2.400 contos...

Mais artigos >>



Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação