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  12/05/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Placas gráficas 3D
 
  Placas gráficas 3D Uma boa placa gráfica pode parecer pouco importante para o desempenho em termos de velocidade do seu PC, mas é aquele componente que pode restringir mais o uso pleno de todas as potencialidades do seu computador.

Imagine tentar usar um Ferrari que em vez daqueles enormes pneus usasse pneus de bicicleta... Não seria uma boa ideia. De igual modo uma placa gráfica pode interferir na forma como seu computador vai reagir. E se falarmos de jogos de computador as diferenças são abismais existindo mesmo jogos que mudam radicalmente a aparência e jogabilidade quando recorrem a uma boa placa gráfica. Isto para não falar em jogos e programas que simplesmente não correm se as placas não forem suficientemente ''artilhadas''.

Evolução contínua
A evolução das placas gráficas tem sido vertiginosa nos últimos tempos graças a uma competição aguerrida. Segundo a própria indústria a evolução é tão rápida que a capacidade de processamento tem duplicado anualmente. A questão da escolha ideal de uma placa gráfica para o seu computador pode ser complexa pois a performance da placa varia consoante os componente incluídos..

Jogos exigentes
Para quem gosta de uma ''escapadela'' lúdica no uso do seu PC e já está farto até as pontas dos cabelos com o Solitário, não basta ter uma simples placa gráfica para se divertir. Na maior parte das vezes os jogos de computador são já desenvolvidos a pensar que os utilizadores têm já aceleradoras gráficas e em caso de ''falta'' muitas vezes o jogo nem sequer corre. Quake 3 a quanto obrigas!...

Aceleradoras gráficas
O desempenho é fulcral e nada melhor que uma aceleradora gráfica para obter um pouco de velocidade. Uma aceleradora gráfica é no fundo um processador gráfico ou seja um G.P.U. (Grafic Processor Unit) que funciona em apoio ao processador central, evitando que a placa gráfica requisite o processador do computador. As placas gráficas produzidas mais recentemente já dispõem de aceleradora gráfica incorporada ao passo que mais antigas não contemplavam este ''turbo'' gráfico que tinha que ser comprado à parte.

2D e 3D
Na questão da escolha de uma placa gráfica ideal para o seu computador, além da questão óbvia do orçamento, tem que se ponderar o beneficio que se pretende retirar. Há que ter em conta que se vai usar apenas umas ferramentas do Windows e o Solitário basta comprar uma placa 2D, mas se quer usar as melhores novidades no mundo dos jogos a única solução recomendável é uma placa com aceleração 3D.
Basicamente a diferença entre estes dois tipos de placas baseia-se na utilização pelos programas e jogos de funções específicas de simulação de três dimensões (no caso das placas 3D) e que permite um desempenho significativamente melhor pois os cálculos gráficos a 3D são mais exigentes. Actualmente os fabricantes mais importantes tendo em vista a procura actual têm lançado no mercado placas que são simultaneamente 2D e 3D.

As ''familias'' 3D
Genericamente existem três abordagens utilizadas pelos produtores de software, para tirarem partido das aceleradoras 3D, as API (Application Programming Interfaces), a partir dos quais basearam e estruturaram os jogos e os seus programas. Os API no fundo enviam comandos do software para o hardware.
Estas três principais API são a Glide, OpenGL e o DirectX, em torno dos quais o software adquire todas as potencialidades para usufruir das placas 3D, não só em termos de resolução gráfica assim como em número de imagens por segundo que é possível reproduzir.
Do ponto de vista de hardware a indústria do ramo acabou por se estruturar em torno de chipsets standard, ou seja usando tecnologias de base licenciadas de meia dúzia de fabricantes, constituindo assim verdadeiras famílias. Como analogia temos na Formula 1 as ''scuderias'' que usam muitas vezes os mesmos motores, mas chassis e carroçarias diferentes. Assim, chipsets como TNT2, GeForce 256 da NVdia, ou Voodoo3 da 3dfx Interactive são incluídos em placas de variadíssimos fabricantes.

Confuso? Pode pensar assim: Um fabricante de placas gráficas usa provavelmente um dos chipsets que mencionámos da mesma forma que os variadíssimos fabricantes de computadores normalmente usam processadores Intel ou AMD. As placas podem ainda suportar um ou mais APIs (Glide, OpenGL, DirectX) da mesma forma que podem estar disponíveis um ou mais sistemas operativos (Windows, Linux, MacOS) para um dado processador.

A memória RAM
Outro factor essencial é a memória da placa gráfica. Todos os gráficos consomem memória e quanto maior for a sua definição e textura maior será o seu consumo de memória. Aqui os desempenhos podem diferir acentuadamente consoante tenham 8, 16 ou 32 Megabytes de memória RAM na placa gráfica. Até mesmo o sistema Windows pode ficar mais fluido se estiver suportado por muita memória gráfica. E de pouco vale ter um placa aceleradora 3D se a sua memória não for abundante.

Os fabricantes
O mercado das placas gráficas é bastante competitivo, existindo uma relativa abundância de fabricantes, embora só alguns cativem fatias importantes do mercado nos últimos tempos. Quer se estruturem em ''famílias'' ou produzam orgulhosamente independentemente os seus produtos, as marcas mais importantes e que estão estabelecidas no mercado há mais tempo que se podem referir pela sua tecnologia e qualidade dos seus produtos são as seguintes:
As máquinas
As placas gráficas têm geralmente nomes sugestivos que evidenciam a sua evolução face a produtos antecessores de sucesso. E a sucessão de novos produtos lançados para o mercado torna difícil a tarefa de seguir quais são os melhores produtos. No entanto parece que é indiscutível que o chipset da NVidia GeForce 256 (e seus sucessores) é a principal aposta dos fabricantes pelo seu desempenho. Ficam aqui expostas algumas placas gráficas 3D que merecem a sua atenção para uma futura compra.
As opções
A decisão de uma compra de uma placa gráfica é pois uma decisão importante e deve ter em conta determinados factores. Uma placa baseada em PCI é mais barata mas quase obsoleta e não lhe garante grandes desempenhos, ao passo que as mais actuais usam AGP (Accelerated Graphics Port) que nos topos de gama pode ser 4X. De igual modo o RAM incorporado na placa gráfica é essencial, mas à medida que aumenta a sua quantidade os preços podem subir assustadoramente, se bem que um investimento nuns 32 Megabytes de RAM seja um dinheiro bem gasto.

Mas dentro das opções disponíveis no mercado português o cerne da questão está sem dúvida nos chipsets, que podem projectar de uma compra mais que satisfatória em torno dos 25 contos numa 3D Blaster RIVA TNT2 para uma aquisição ''luxuriante'' em torno dos 55 contos numa Matrox G400 MAX ou 3D Blaster GeForce 256 PRO. Convém não esquecer as máximas da compra de material informático: as ''pechinchas'' saem caro porque se tornam obsoletas mais rapidamente; e nem sempre aquilo que é o mais caro é o melhor...

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