Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/software/noticias/soft620.html
Transmeta lança ''Linux móvel''
A Transmeta , conhecida devido ao seu processador Crusoe , acaba de lançar o Midori (significa verde em japonês), uma versão do sistema operativo Linux destinado a dispositivos móveis.
De acordo com a ZDNet, a Transmeta está a trabalhar no Midori acerca de um ano, estando especialmente concebido para sistemas sem disco duro, correndo em memória flash. Tratando-se de um projecto open-source, através da GNU General Public License (garante a liberdade para partilhar e modificar software desde que sejam divulgadas à comunidade as modificações que foram feitas), a Transmeta espera que este sistema operativo se torne dominante nos dispositivos móveis equipados com o Crusoe, o seu processador de baixo consumo energético.
Até ao momento já está a ser utilizado no Gateway Connected Touch Pad , Hitachi FLORA-ie 55mi e FIC Aqua Pad . Também a Sharp e a Hewlett-Packard, já anunciaram a sua intenção de lançar PDAs baseados em Linux. No decorrer da CeBit , a realizar em Hannover, na Alemanha, entre 22 e 28 de Março, também deverão ser apresentados novos produtos equipados com o Midori .
A escolha do nome Midori procura reflectir as preocupações ''ambientais'' da Transmeta, baseadas no baixo consumo energético dos sistemas computorizados.
Voltar à página anterior
Página principal