Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/software/noticias/soft476.html


Windows Me: o primeiro bug

Ainda o Windows Me não tinha sido apresentado e já corriam rumores sobre o primeiro bug encontrado no novo sistema operativo da Microsoft.

Andrew Griffiths, um caçador de bugs, anunciou a descoberta da primeira vulnerabilidade do Windows Me, encontrada no software que permite aos utilizadores ver TV nos monitores dos computadores, o Web TV .

O bug surge sempre que um determinado pacote de informação formatada segundo o protocolo Uniform Datagram Protocol (UDP) é enviado, via Internet, para uma ''porta'' específica de entrada de informação (22701-22705). Sempre que isto acontece o Web TV ''crasha'' podendo acontecer o mesmo ao próprio computador, obrigando o utilizador a reiniciá-lo.

A Microsoft, que tem conhecimento deste bug desde o mês de Agosto já reagiu. ''Neste momento estamos a investigar para perceber se se trata de uma vulnerabilidade e quais as acções a tomar'', afirmou um porta-voz da empresa.

Nem todos os computadores estão vulneráveis a este bug dado que este software necessita de algumas especificações para ser instalado, nomeadamente um tipo particular de cartão-vídeo que permita a descodificação dos sinais de TV.

Também os computadores protegidos por uma firewall não deverão ter problemas.


Voltar à página anterior

Página principal