Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/software/noticias/soft462.html


Bug de privacidade no Word

A fundação ''Privacy Foundation'' descobriu que é possível criar documentos Word com determinadas características de forma a que o autor saiba quantas vezes o documento foi aberto e o endereço IP das várias pessoas que o abriram, desde que essas pessoas estejam ligadas à Internet no momento em que abrem o documento.

Isto é possível porque, tal como acontece nas páginas web, é possível incluir imagens ou outros elementos em documentos Word que são ''transferidas'' de outros servidores em vez de estarem localizadas no disco local do utilizador.
Isto faz com que o servidor onde se encontra a imagem ou objecto registe todos os pedidos de transferência, juntamente com data, hora, endereço IP do utilizador que fez o pedido, e outras informações.

Apesar desta ''funcionalidade'' ser, no fundo, a essência da web, o facto de ser possível fazer o mesmo dentro de documentos Word está a levantar polémica pela voz da Privacy Foundation , que afirma tratar-se de um bug no Word que põe em causa a privacidade dos utilizadores.


Voltar à página anterior

Página principal