Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/software/noticias/soft326.html


Microsoft lança Windows 2000

(Lusa) - Se é adepto de jogos de computador ou apenas um utilizador doméstico esqueça que a Microsoft Corp. lançou hoje à escala mundial um novo sistema operativo, o Windows 2000, e mantenha o Windows98.

Mas, se tem uma empresa ou se é gestor de redes então adquira ou proponha a aquisição do novo sistema operativo que vem reunir o melhor do Windows NT 4.0 e do Windows 98, nomeadamente a segurança e o acesso e um número impressionante de periféricos.
Aliás, a própria Microsoft afirma que o Windows 98 tem um melhor suporte para jogos de computador e mais amplo para hardware e software de consumo, enquanto o Windows 2000 tem maior fiabilidade e segurança bem como um suporte optimizado para a computação móvel empresarial.
Correndo numa máquina com requisitos recomendados de 64 MB de memória, um processador Pentium a 133 Mhz e 650 MB de espaço em disco, o novo sistema operativo traz de raiz suporte para mais de 11.000 periféricos, desde pequenos cartões inteligentes até câmaras digitais, scanners, dispositivos musicais e periféricos USB.

De acordo com Rodrigo Costa, director geral da subsidiária nacional da Microsoft Corp., o Windows 2000 será de imediato comercializado em Portugal, nas suas quatro versões, em língua inglesa, sendo que as versões ''workstation'' e ''server'' estarão disponíveis em Maio, em português de Portugal, o que acontece pela primeira vez.
Três anos de desenvolvimento por 5.000 pessoas, 56 milhões de linhas de código, um investimento de 200 milhões de contos, testes diários em mais de mil máquinas, e 500 pessoas/ano e um investimento de 32,4 milhões de contos apenas nos testes de fiabilidade geraram o que Rodrigo Costa definiu como ''um produto que consideramos excepcional''.

No decurso da apresentação oficial hoje realizada no Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações, os responsáveis da Microsoft Portugal demonstraram à saciedade as virtualidades do novo produto, numa apresentação que culminou num ataque ao servidor de rede sem que os alegados piratas tenham conseguido entrar.
Além da possibilidade de localizar tanto o ''desktop'' como os menus de alteração da língua inglesa para a portuguesa, entre outras, este novo sistema operativo traz um aspecto importante que é a impossibilidade de se apagar qualquer um dos ficheiros de sistema.

A demonstração realizada permitiu mostrar que mesmo que um ficheiro fundamental seja apagado e esvaziada a reciclagem, o sistema gera uma cópia do ficheiro deitado fora, característica fundamental para que o sistema continue de pé.
Em termos de preços, o ''upgrade'' do actual Windows NT 4.0 para Windows 2000 Workstation custa 30 mil escudos e do Windows 98 50 mil escudos, enquanto o ''full product'' (para quem não tenha qualquer sistema operativo no computador) tem um custo de 75 mil escudos.


Voltar à página anterior

Página principal