Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/software/noticias/soft303.html
Jogo educativo de Matemática
(Lusa) - Investigadores da Universidade de Aveiro estão a desenvolver um jogo de computador para estimular a aprendizagem da Matemática, sem que os jovens se apercebam.
''A ideia é criar um jogo em que a Matemática seja a aliada forte para ultrapassar as várias etapas mas sem que seja muito visível'', disse à Agência Lusa Ana Breda, a coordenadora do projecto.
Segundo a investigadora, ''os jogos educativos são normalmente muito pobres em conteúdos matemáticos e, os que os têm, são pouco atractivos porque são muito directos e lembram os trabalhos de casa''.
Os cientistas optaram por desenvolver um jogo de computador, destinado a jovens com mais de 14 anos, onde as questões matemáticas apareçam dissimuladas sob a forma de charadas.
Ana Breda explica que está ainda a ser estudado o conceito do jogo mas que se pretende que este apele à astúcia, argúcia e criatividade do utilizador.
Um dos objectivos é que o jogo seja interactivo, ou seja, apresente sempre cenários aleatórios, através da variação dos modelos e dos cenários dentro do mesmo modelo.
''Em cada regresso ao jogo haverá cenários diferentes'', afirma a investigadora.
Ana Breda exemplifica com o caso do Xadrez, um jogo de regras, que tem sempre o mesmo cenário mas que, de cada vez que é jogado, tem condições completamente diferentes.
O jogo visa ainda fomentar as capacidades de interpretação e abstracção dos jovens, fundamentais à aprendizagem da Matemática.
Voltar à página anterior
Página principal