Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/software/noticias/soft301.html


Software interactivo para o ensino da Geometria

(Lusa) - Investigadores da Universidade de Aveiro estão a desenvolver um software denominado Geometrix, que funciona como ferramenta de apoio à aprendizagem da Geometria nos vários níveis de ensino.

Esta ferramenta permite o acesso a tutoriais on-line, disponibiliza actividades para a compreensão da Geometria e testes à consolidação dos conhecimentos.
O Geometrix está a ser concebido para o estudo dos movimentos rígidos no plano: Translação, Reflexão, Rotação e Simetria Central e Reflexão Deslizante.
A ideia dos docentes do Departamento de Matemática é permitir a interactividade do utilizador com as folhas de exercícios, colocando questões sempre diferentes, que são validadas automaticamente pelo Geometrix.
''A aleatoriedade é grande'' disse à Agência Lusa Ana Breda, a coordenadora do projecto, explicando que ''a probabilidade de repetição é mínima''.

A ideia de desenvolver a ferramenta explica-se pela escassez deste tipo de software no ensino universitário e pelas vantagens de ambientes de aprendizagem que usem representações gráficas interactivas.
O Geometrix organiza-se em módulos interligados: Autenticação e Controlo de Acesso, Exercícios, Desenho e Actividades, Ferramentas Auxiliares, Tutorial e Análise de Resultados.
O módulo de exercícios divide-se em duas componentes: Uma é dedicada à elaboração de perguntas e pode requerer a intervenção do utilizador, que condiciona a sua formulação final, e outra trata da validação das respostas fornecidas, que podem não ser unívocas.

Cada resposta dada pelo utilizador é processada e usada para gerar relatórios estatísticos, que poderão servir para o responsável pela disciplina aferir da dificuldade de determinadas questões.
Neles será incluída informação sobre questões geradas seguindo a configuração hierárquica da aplicação, questões respondidas correctamente e a média geral e a percentagem média de respostas correctas entre todos os que responderam às questões.


Voltar à página anterior

Página principal