![]() |
|
![]() |
|
Receba gratuitamente indique o seu email | |
| |
![]() | |
![]() |
|
|
|
![]() | |
![]() |
S O F T W A R E | Índice Notícias Artigos | |
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
2/12/99 - Lusa | Enviar por email Versão impressora | |
Software interactivo para o ensino da Geometria | ||
(Lusa) - Investigadores da Universidade de Aveiro estão a desenvolver um software denominado Geometrix, que funciona como ferramenta de apoio à aprendizagem da Geometria nos vários níveis de ensino.
Esta ferramenta permite o acesso a tutoriais on-line, disponibiliza actividades para a compreensão da Geometria e testes à consolidação dos conhecimentos. O Geometrix está a ser concebido para o estudo dos movimentos rígidos no plano: Translação, Reflexão, Rotação e Simetria Central e Reflexão Deslizante. A ideia dos docentes do Departamento de Matemática é permitir a interactividade do utilizador com as folhas de exercícios, colocando questões sempre diferentes, que são validadas automaticamente pelo Geometrix. ''A aleatoriedade é grande'' disse à Agência Lusa Ana Breda, a coordenadora do projecto, explicando que ''a probabilidade de repetição é mínima''. A ideia de desenvolver a ferramenta explica-se pela escassez deste tipo de software no ensino universitário e pelas vantagens de ambientes de aprendizagem que usem representações gráficas interactivas. O Geometrix organiza-se em módulos interligados: Autenticação e Controlo de Acesso, Exercícios, Desenho e Actividades, Ferramentas Auxiliares, Tutorial e Análise de Resultados. O módulo de exercícios divide-se em duas componentes: Uma é dedicada à elaboração de perguntas e pode requerer a intervenção do utilizador, que condiciona a sua formulação final, e outra trata da validação das respostas fornecidas, que podem não ser unívocas. Cada resposta dada pelo utilizador é processada e usada para gerar relatórios estatísticos, que poderão servir para o responsável pela disciplina aferir da dificuldade de determinadas questões. Neles será incluída informação sobre questões geradas seguindo a configuração hierárquica da aplicação, questões respondidas correctamente e a média geral e a percentagem média de respostas correctas entre todos os que responderam às questões.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo |