Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/software/artigos/softart38.html
Netscape 6 PR 1 visto à lupa
Após dois anos de espera surgiu finalmente a grande evolução do ''browser'' da Netscape, o Netscape 6 Preview Release 1, que é mais estável, mais pequeno mas ainda com muito desenvolvimento frente. É certo que é ainda uma versão de testes para dar o ar da sua graça, mas a sua apresentação ao público é, quanto a nós, algo prematura.
Saltando da versão 4 para a 6
Os ''browsers'' da Netscape já dominaram o mercado, mas a Microsoft veio ocupar essa posição ao incluir no seus sistemas operativos o Internet Explorer e ao desenvolver novas versões mais rapidamente.
Após sucessivos atrasos e mudanças de estratégia a Netscape Communications ''saltou'' a versão 5 e passou para a versão 6 na tentativa de recuperar o tempo perdido e reacender a guerra que vinha a perder para o Internet Explorer da Microsoft. Mas será que o Netscape ainda tem mercado?
Um novo motor Abandonado o conceito de versões distintas (Navigator ou Communicator) a Netscape lançou um ''browser'' repensado de raiz. O objectivo era obter um programa leve e rápido que não ocupasse muito espaço, um requisito fundamental para fazer face à concorrência. Com o motor Mozilla desenvolvido em open source (código fonte disponível ao público), e que se considerava o futuro da ''navegação'' na Internet, o Netscape 6 era esperado com muita expectativa pelos fãs do Netscape.
Mas é sem dúvida o motor que se mostra, para já, a grande mais-valia do Netscape 6. Cumprindo os standards em desenvolvimento (''linguagens'' de design das páginas da web) o motor do browser é realmente mais ligeiro do que aquele que a Netscape vinha a usar, prometendo desempenhos impressionantes.
Netscape 6 PR 1 visto à lupa
Uma Preview Release significa que um produto ainda não está terminado e que se trata ainda de uma versão de testes. A Digito testou esta ''primeira amostra'' do tão aguardado Netscape 6 para verificar se o programa merece figurar entre as melhores aplicação para a Internet.
O Netscape 6 têm mais ferramentas e aplicações que os seus antecessores e trata melhor a funcionalidade dos programas ''incorporados'' junto com o ''browser''. Destacamos as seguintes ''ferramentas'': My Sidebar - é um interface lateral do ''browser'' inspirado no Explorer Bar do Internet Explorer mas que chega mesmo a exibir conteúdos de vários sites de forma atraente. É uma janela que abre na zona esquerda do ecrã, é fácil de usar e configurar e poderá ser uma ajuda inestimável para melhorar a experiência de navegação na Internet. Com um pequeno botão a janela abre e fecha de forma leve, e se nas futuras versões a Netscape conseguir melhorar a disposição das varias aplicações e funções tornar-se-á certamente um companheiro indispensável. Mail - o cliente de leitura de correspondência electrónica que o Netscape apresenta conquista corações pela sua funcionalidade e aparência. Com definições fáceis e com a capacidade de importar os ''settings'' de outros clientes de email populares, como o MS Outlook e o Eudora, este programa pode vir a ter o êxito que os seus antecessores nunca tiveram. Instant Menssenger da AOL - Integrado no My Sidebar este é o programa de comunicação da empresa-mãe da Netscape o principal concorrente do popular ICQ (que curiosamente tabém pertence à empresa-mãe da Netscape). Talvez não seja o melhor programa do género mas pode ser uma mais-valia por funcionar integrado dentro do browser. Composer - o editor de páginas para a web está mais completo e apresenta funções novas muito úteis, mas ainda está longe de ser um produto que valha a pena utilizar na contrução de páginas. Address Book e calendário - é fácil de gerir endereços de correspondencia electrónica e contactos do Instant Menssenger com o Address Book e todos os endereços dos emails recebidos ou enviados ficam guardados por defeito assim como os contactos do Instant Mensager de forma a que nunca se perca um ''endereço''. É possível também activar uma agenda com calendário on-line do Netcenter . Gestão de cookies e passwords - gerir as informações que sites visitados depositam no nosso ''browser'' ou mesmo armazenar e administrar passwords nunca foi tão simples. A Netscape levou a sério as preocupações dos utilizadores da Internet a nível de privacidade e segurança. Inovação quanto baste
O Netscape PR 1 é uma rotura com os seus ''browsers'' anteriores. Embora esta ''amostra'' seja apenas um ponto de referência percebe-se que a Netscape introduziu novos conceitos (alguns deles originários da mozilla). Há mesmo quem considere que esta versão da Netscape não passa do browser da Mozilla com um nome diferente.
No entanto é notorio que a Netscape não quiz perder a sua imagem de marca e para quem já esta familiarizado com os produtos da Netscape será fácil a adaptação a esta nova versão.
Browser do futuro ou grande fracasso?
As características do Netscape 6 PR 1 são promissoras mas esta ''amostra'' não está ainda muito funcional. Esta nova versão é elegante mas apresenta muitos erros tornando uma avaliação cuidada das suas potencialidades algo difícil. Mas não se deve subestimar a força da AOL para promover os seus pordutos junto dos consumidores, o que só por si já garante massa crítica para que o Netscape 6 venha a ser utilizado por milhões de utilizadores. O futuro deste Netscape 6 está ainda em aberto e é bem possível que os seus desenvolvimentos possam vir a conquistar pelo menos uma parte da fatia do mercado dos ''browsers'' perdida para a rival Microsoft.
Esperar para ver
O lançamento desta versão é algo prematuro uma vez que o público nem sempre se apercebe de que se trata de uma amostra do programa e não de uma versão beta. De facto há ainda muito por ''limar'' até que o Netscape esteja verdadeiramente funcional. Faltam-lhe algumas das funcionalidades e opções apregoadas pela Netscape e é notório que o arranque do programa em si está demasiado lento (quase 20 segundos), um problema que os engenheiros da Netscape vão ter muito que se aplicar para solucionar. Além disso a politica de download feito ''às prestações'' não é muito funcional para quem tem ligações lentas à Internet.
Resta por isso esperar para ver qual será o desenvolvimento que a próxima ''preview relase'' vai ter sobre a actual que, embora não seja um grande êxito, também não nos desiludiu.
Voltar à página anterior
Página principal