DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  S O F T W A R E Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  9/02/99 - Pedro Chichorro Enviar por email   Versão impressora
ICQ99 - Um canivete suíço no desktop
 
  Numa altura em que Portugal acorda para os portais na Web, lá fora aplicam esse conceito ao software. Saiba o que terá o próximo ICQ.

Antes de mais, saiba que o ICQ99 ainda se encontra numa fase beta. (Fase beta? E Alguma vez o ICQ saiu da beta?). Pois, se repararmos bem, nunca existiu uma versão final do ICQ. Mas esta é mesmo preliminar, ainda cheia de incertezas e possíveis perigos. É por isso que não está 'oficialmente' disponível para download.

O que é o ICQ?

O ICQ é, ou devia ser, fundamentalmente um programa para comunicar com amigos. Cada utilizador tem um número de identificação e, se tiver este programa instalado e a correr enquanto está online, os seus amigos poderão 'vê-lo' e contactá-lo em tempo real, sem ser preciso entrar num servidor de IRC ou outros. O ICQ funciona no desktop e está sempre ligado.
Pode saber mais neste artigo de Abril de 1998.

Novidades, novidades...

Quase tudo nesta nova versão é novidade. Nem as simples mensagens ficaram iguais. Agora tudo tem opções, côres, sons... coisas a mais, na nossa opinião. Mas vale a pena dar uma espreitadela e decidir se queremos, afinal, usar esta nova versão.
Já falámos em portal hoje? Sim, o ICQ agora é um portal, é um ponto de entrada para um monte de serviços na Web. A partir da janelinha onde temos a nossa lista de amigos, temos também a possibilidade de fazermos uma pesquisa na web em 17 motores de busca, ver as notícias do mundo, de tecnologia, de finanças ou de desporto, podemos saber o tempo para hoje, seguir links para arquivos de software e até usar o - ainda duvidoso - serviço de tradução do Altavista e do Babylon.
Só por isto já conseguimos perceber que os autores do ICQ não estiveram propriamente a dormir este tempo todo. A questão é se serão mesmo necessárias tantas coisas num programa que, no fundo, se quer rápido e eficaz a enviar e a receber as mensagens do pessoal amigo e nada mais.

Para além das mensagens

O novo ICQ não só tem um formato de mensagens mais complexo (leia-se, mais opções como esquema de cores e tipos de letra) como também permite enviar mensagens de som gravadas no momento ou cartões virtuais.
Nesta área, o ICQ recorre ao seu site na web, onde dispõe de vários 'greeting cards' pré definidos onde inserimos a nossa mensagem personalizada. Um conceito já existente desde que o Judas descobriu o ciber-espaço, mas que ainda não tinha sido aplicado a um programa deste tipo.
A nossa informação pessoal agora pode ser bem mais extensa e conter todos os contactos desde telefones de trabalho a telemóveis. Podemos inserir a nossa fotografia e até o horóscopo (que entretanto está disponível para leitura à distância de um clique).
Ao inserirmos as nossas informações mais pessoais reparamos que podemos ir ainda mais longe criando mesmo uma página web. Um auxiliar guia-nos à concepção de um site com determinadas coisas pré definidas. O problema está no servidor: esse site pessoal apenas fica alojado no nosso disco e disponível sempre que nos encontramos online. Sem dúvida um petisco para hackers e gente mal intencionada.
Por falar em servidores, também podemos dar de mão beijada certos ficheiros que temos no disco. Podemos criar uma lista de ficheiros para partilhar com os amigos e até acrescentar uma descrição a cada um deles. Os possíveis perigos não foram esquecidos e tanto nesta opção como no website temos o poder de definir um login e password. Mas aqui para nós, mais vale não arriscar. O ICQ tem filosofias e intenções óptimas, mas a ocasião faz o ladrão.

Last and definitively least

...O ICQ Now!. Aqui sim, um portal numa espécie de browser próprio. Sejamos práticos, todos temos o Internet Explorer, Netscape ou outros browsers instalados (se não, não estaria a ler este texto) e todos conhecemos o Yahoo, o MSN, Excite, etc. Para quê encher o programa com coisas que já têm o seu suporte bem definido? O ICQ é para conversar. O ICQ Now! não é mais do que um conjunto de links que apontam para notícias, informações gerais e algumas páginas mais ou menos úteis do seu site.
Quando uma equipa joga bem, não deve ser mudada e neste caso parece-nos que quiseram complicar o que já estava perfeito.

Concluindo...

Quem usa um canivete apenas para tirar umas fatias de chouriço não precisa de um canivete suiço. É mais pesado, ocupa mais espaço e demora mais tempo a ser aberto. O mesmo se passa nesta nova versão do ICQ. Se a nossa intenção é apenas comunicar com os amigos, não precisamos de tantas ferramentas, muito menos quando algumas dessas ferramentas já demonstraram a sua utilidade noutros suportes mais práticos.
Poderemos ver aqui a influência Norte-Americana da AOL na israelita Mirabilis? (A Mirabilis, empresa responsável pelo ICQ, foi comprada pelo maior fornecedor de acesso à Internet nos Estados Unidos, a America Online).

Autor: Mirabilis
Download: ICQ99a (3.9MB)
Sistema recomendado: Windows 95/98/NT
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação