Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/software/artigos/softart28.html


Hotline

A Internet, hoje, está toda dominada pelos PCs. Toda? Toda não, existe um cantinho onde os Macs sobrevivem. Mas os PCs também são bem-vindos.

Imagine uma mistura de FTP (para transferência de ficheiros) com IRC (para conversas online). O Hotline é básicamente isso, um programa que nos permite aceder a servidores de vários pontos do mundo, uns estáticos, outros dinâmicos, de utilizadores anónimos ou oficiais.
Este serviço é famoso dentro do mundo dos Macs e é também dominado pelos seus utilizadores. Aqui e ali encontramos umas directorias dedicadas ao PC, mas o grande forte é mesmo a troca de ficheiros MP3, ficheiros neutros que podem ser abertos sob qualquer ambiente. É estranho como ainda não foi descoberto pelos utilizadores de PC, já que nos permite aceder a ficheiros raros no panorama geral da Internet.

A facilidade da transferência é cativante, a possibilidade de fazer resumes (recomeçar a tranferência se esta parar a meio) é uma delícia e os conteúdos são no mínimo invulgares já que muitos dos servidores não são mais do que computadores pessoais ligados ao mundo.

Como começar?
Saque o ficheiro e descomprima-o. Não, não precisa de instalações matreiras, basta apenas ser gravado no disco. Depois vem a parte que trás água no bico: saber como começar realmente. Visite esta lista de trackers e escolha um (Um Tracker é uma especie de directório que mostra quais os servidores estão activos nesse momento). Copie o endereço do tracker da sua preferência (quantos mais servidores tiver, melhor), já dentro do programa, escolha o menu 'Hotline/Options' e lá insira o nome por que quer ser conhecido e o endereço do tracker que escolheu anteriormente. Faça 'Save'.
No menu da direita clique na opção 'Tracker', abre-se uma janela. Aí clique no terceiro botão, o de refresh. Uma lista de servidores aparecerá, basta um duplo clique num deles para entrar.

Entretanto...
Muitos servidores não nos deixam entrar e sacar o queremos de mão beijada. alguns exigem que se façam uns uploads primeiro, outros exigem um clique numa banner publicitária algures e usar as palavras que lá estão como login e password ( nada de novo ).
Quando estiver na zona de ficheiros reparará que a maioria são destinados aos utilizadores de Macintosh. É pena, mas isso tem que mudar.

Seja para downloads ou para simples conversa, dentro do universo do Hotline existe de tudo. Os bons, os maus, e aqueles que antes pelo contrário (leia-se completamente desinteressantes).

Não perca a oportunidade de experimentar este novo conceito.


Voltar à página anterior

Página principal