DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Nesta notícia
Relativamente à qualidade dos produtos, ela é bastante semelhante, com conteúdos apropriados, facilidade de consulta e navegação, proporcionando experiências agradáveis para os seus utilizadores
 
  Pub
 
  Links relacionados
Prof. Teles Cópio volta ao activo

Vida e Obra de Eça de Queirós

Do you speak english?

Atlas Universal de Portugal em CD-Rom

Diciopédia 2001

Porto Editora lança livraria virtual

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  S O F T W A R E Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  14/09/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
Software para o regresso às aulas
 
  Software para o regresso às aulas

Neste período de regresso às aulas, os encarregados de educação poderão ter que ''alargar'' um pouco mais o orçamento se quiserem fornecer algum software multimédia de apoio à aprendizagem das suas ''crianças''.

Neste campo existe uma série de opções disponíveis, para todos os anos de escolaridade, e sobre quase todas as disciplinas, desde o português, à ''malvada'' da matemática, até às línguas estrangeiras. Relativamente à qualidade dos produtos, ela é bastante semelhante, com conteúdos apropriados, facilidade de consulta e navegação, proporcionando experiências agradáveis para os seus utilizadores.

Para além disso, a maioria dos títulos apresentavam uma navegabilidade bastante aceitável, com interfaces simples e intuitivos - uma exigência neste tipo de produtos - e bastante apelativos em termos visuais.

Neste campo as empresas que possuem catálogos multimédia mais abrangentes, e que permitem a aquisição de títulos via Internet, são a Porto Editora e a Texto Editora pelo que optámos por fazer um levantamento sobre o que de melhor têm para oferecer.


Os vários ciclos do Ensino Básico

Numa faixa etária que poderemos situar entre a pré-primária (dos quatro aos seis anos) e primária (seis aos 10 anos) são inúmeras as possibilidades de escolha. Existem produtos destinados a proporcionar às crianças a melhor forma de iniciarem a sua aprendizagem na leitura e na escrita.

É o caso de ''Uma Aventura no País das Letras - Iniciação à Leitura'' da Porto Editora ou o ''Primeiro Dicionário de Português'' da Texto Editora. Neste tipo de software assumem especial destaque as locuções, as animações e os jogos. A Texto Editora possui ainda dicionários de inglês e francês para as crianças desta idade.

Para as crianças mais velhas, o catálogo da Porto Editora é um pouco maior, apresentando uma maior diversidade de matérias abordadas. A Texto Editora aposta mais nas Enciclopédia e Dicionários, como é o caso dos Dicionários Jovens de língua portuguesa, português-inglês/inglês-português, português-francês/francês-português, a Enciclopédia Jovem e Atlas de Portugal Jovem. No entanto, em parceria com o Sapo, apresenta a série ''O Sapo ajuda...'', nas áreas da Matemática, Português e Ciência da Natureza (5.º e 6.º ano).

imagem857 picture

Já a Porto Editora aposta mais na diversificação dos temas. É o caso de produtos que procuram proporcionar uma aprendizagem sobre a estrutura e funcionamento do corpo humano - ''A Aventura do Corpo Humano'' - ou várias colecções como ''Eu Adoro Ciências'' (a Matéria, a Vida e a Energia e Forças), ''O professor Teles Cópio explora...'' (A Terra e o Sistema Solar, As Grandes Civilizações I e II e o Ambiente), ou ''A Floresta Encantada'' (Clube de Matemática e Clube de Inglês 1 e 2).

Para o 3.º Ciclo do Ensino Básico, a Porto Editora disponibiliza ainda a série ''Teste Mais'', para 7.º, 8.ºe 9.º ano. São CD-Roms constituídos por centenas de questões e respectivas respostas, abordando todos os temas das disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Francês, História, Geografia, Matemática e Ciências Naturais.


Ensino Secundário

Também nesta faixa etária é a Porto Editora que se destaca, dada a diversidade com que está no mercado. Para o Ensino Secundário é também disponibilizada a série ''Teste Mais'', do 10.º ao 12.º ano, desta vez com questões e respostas subordinadas às disciplinas ministradas nestes anos de escolaridade, como é o caso de Português A e B, Inglês, Matemática, Ciências da Terra e da Vida, História, Ciências Físico-Químicas, Introdução à Economia, Introdução à Filosofia, Geografia, Biologia, Introdução ao Desenvolvimento Económico e Social e, por fim, Psicologia.


Para todas as idades

Aqui a Texto Editora volta a entrar em forte concorrência com a sua rival nortenha. Continuando a apostar na edição de Dicionários e Enciclopédias, são de destacar a ''Enciclopédia Universal'' (com versão de Luxo), o ''Grande Dicionário Universal da Língua Portuguesa'' e Dicionários Integrais e Profissionais de Português-Inglês/Inglês-Português.

imagem856 picture

Quanto a outros temas, a Texto Editora apostou na história, disponibilizando a ''História de Portugal'', ''História de Portugal do Século XX'', ''História da Literatura Portuguesa'' e ''Enciclopédia da História''. Outros títulos são o ''Atlas de Portugal'', ''Enciclopédia de Física e Química'', ''Enciclopédia de Ciência da Natureza'', ''Fernando Pessoa'', ''Luís de Camões - Vida e Obra'', ''Países do Mundo e Organizações Internacionais'' e Gramáticas e Verbos em língua portuguesa, inglesa e francesa.

imagem855 picture

Já a Porto Editora apresenta Dicionários de Língua Portuguesa, Inglesa e Francesa, a famosa Diciopédia (está prestes a ser lançada a versão de 2002), com versões de Luxo em CD ou DVD, o ''Atlas do Mundo'' e o curioso ''Triplex'', que reúne num só CD-ROM oito dicionários interactivos: Língua Portuguesa, Inglês/Português, Francês/Português, Português/Inglês, Português/Francês, Verbos Portugueses, Verbos Ingleses e Verbos Franceses.

imagem858 picture

A Porto Editora decidiu ainda apostar nas obras de grandes escritores portugueses, como é o caso de Eça de Queirós, Fernando Pessoa e Luís de Camões. Outra novidade é o Profigest, um programa de gestão da actividade dos professores.


Requisitos mínimos

Como é possível verificar, a oferta de produtos multimédia da área do ensino é relativamente vasta, se tivermos em conta que apenas analisámos as duas principais empresas no mercado.

E os próprios requisitos mínimos em termos de configuração dos PCs não são muito exigentes, dado que ''correm'' na maiorias dos PCs, desde que incluam placa de som e vídeo. Neste aspecto existe apenas um ponto negativo. A grande maioria do software citado anteriormente não está preparado para correr em computadores Macintosh. No caso da Porto Editora não existem sequer versões para este tipo de sistema, o que em títulos como a Diciopédia seria perfeitamente justificável.


E bom regresso às aulas.



Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação