DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Nesta notícia
O que se torna óbvio quando se tem o primeiro contacto com o Windows ME é que estamos perante um sistema operativo pensado para entretenimento
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

  S O F T W A R E Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  14/09/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Windows ME
 
  Windows ME O dia 14 de Setembro ficará na história como o dia do lançamento oficial do novo sistema operativo da Microsoft, o Windows Millennium Edition. A evolução prevista do sistema operativo dominante no planeta Terra, o Windows 98, não nos pode deixar indiferentes, apesar de não constituir algo de inteiramente novo. A Microsoft baseou-se no núcleo dos Windows 9X, e tentou criar o melhor sistema operativo possível com base nessa tecnologia.

O resultado não deixa de ser animador e é fácil de constatar que o Windows ME tem argumentos de peso para se tornar tanto ou mais popular que os seus antecessores, se bem que também apresenta falhas de palmatória que não seriam desejáveis num sistema operativo para o novo milénio.

Primeiras impressões
O que se torna óbvio quando se tem o primeiro contacto com o Windows ME é que estamos perante um sistema operativo pensado para entretenimento e que tenta resolver algumas das principais críticas apontadas à Microsoft: falta de estabilidade e demasiadas exigências de recursos do computador. A resposta é mais ou menos convincente, uma vez que o Windows ME nos pareceu bastante mais estável e não aparenta ser tão ''glutão'' no que toca ao processamento e memória.

Logo à partida o Windows ME mostra o seu cartão de visita. A instalação, que nos seus antecessores poderia ser uma viagem aos infernos na configuração dos vários componentes (como placas gráficas e placas de som), tornou-se com o Windows ME numa tarefa banal e sem problemas. De facto o comportamento do Windows ME a este nível é exemplar, conseguindo detectar todos os componentes dos computadores em que foi instalado.

Multimedia e protecção
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem428".] Depois da instalação, o Windows ME mostra rapidamente a sua essência. As grandes alterações centraram-se nas novas funcionalidades multimédia, com uma aparência muito centrada na animação gráfica e sonora. Introduz um editor de vídeo com compressão MPEG 4, fácil interacção com câmaras digitais e um gravador/jukebox de música digital que usa skins. A protecção do sistema foi implementada de forma rigorosa permitindo recuperar facilmente definições anteriores e podendo mesmo restaurar um sistema corrompido, evitando as dolorosas formatações por vezes ''exigidas'' pelos seus irmãos mais velhos...

Agradável é o definitivo abandono da politica ''tenha o CD de instalação sempre à mão'' que sempre foi o pão-nosso de cada dia dos Windows 9X (Windows 95 e Windows 98). Adicionar novo hardware ou restaurar configurações não exige a ansiedade típica do ''onde guardei o CD'', pois o Windows ME coloca ficheiros de instalação num directório estanque do disco duro, prontos a serem requisitados.

E o DOS?
Uma das alterações cruciais no Windows ME é o aparente corte definitivo com o MS-DOS. A sua anterior omnipresença revelava o modelo arcaico que sustentava todo o sistema operativo. A Microsoft tratou de afugentar esse terrível fantasma e decidiu apenas sustentar aplicações em DOS através de uma espécie de emulação. O DOS não corre mais em modo ''real'', nem existe mais a opção de iniciar em modo MS-DOS, o que pode ser problemático para aqueles programinhas ''quebra-galhos'', ou outras aplicações ''idosas'' que usavam o DOS.

Principais características
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem430".] O Windows Me usa o mesmo interface da área de trabalho que o Windows 2000 Professional. Alguns códigos são mesmo iguais, como o novo conjunto de protocolos TCP/IP introduzidos no Windows 2000, mas as semelhanças ficam por aqui. Na realidade o Windows Me é uma evolução da série Windows 9x. Utilizadores empresariais que necessitem de segurança, fiabilidade e funcionalidades de trabalho em rede deverão optar pelo Windows 2000. Por outro lado utilizadores domésticos, que apreciem jogos e usem o seu PC para entretenimento ou navegar na Internet, encontrarão no Windows ME um companheiro feito à medida.

Novidades, novidades...
As mais emblemáticas diferenças que o Windows ME introduz relativamente aos seus antecessores são as seguintes:

Windows Movie Maker - O novo aplicativo para edição de vídeo é a grande estrela do Windows ME. Dispondo das mais recentes tecnologias de compressão vídeo, é capaz de guardar 20 horas de filme em formato digital, ocupando apenas um gigabyte. Bastante fácil de usar, permite fazer verdadeiras montagens cinematograficas, e integra-se facilmente com uma câmara de filmar digital.

System Restore- Este componente entra em acção sempre que se apaga do disco qualquer ficheiro potencialmente importante do Windows ou da pasta Programas. Quando alguém inadvertidamente apaga um desses ficheiros, o Windows trabalha em pano de fundo, salvando quaisquer dados de forma comprimida para o caso de virem a ser necessários. Vai guardando também definições do sistema que podem ser restaurados tendo em conta a data em que foram salvados. A ferramenta de sistema que faltava...

Microsoft Windows Media Player 7 - é a grande aposta da Microsoft nos leitores multimédia. Consiste em 7 ferramentas distintas numa única aplicação: leitor de CDs, um leitor áudio, um leitor vídeo, uma ''jukebox'', um guia de conteúdos, um leitor de rádios on-line e ainda um dispositivo que permite gravar ficheiros áudio num gravador de CDs. [Macro error: Can't locate an image object named "imagem429".] Com todos estes atributos este canivete suíço multimédia ''made in Microsoft'' obviamente também lê os populares MP3.
A Microsoft tentou incluir ''skins'' coloridos e analisadores de espectro, que apesar de bastante completos, são de um gosto muito duvidoso. Além disso, o tamanho do programa no ecrã está demasiado extenso e dir-se-ia que o programa tomou conta da área de trabalho. Vocacionado para o mundo do vídeo pode no entanto ser suficientemente robusto para leitor de MP3 e é fácil construir playlists na sua Jukebox.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem431".] Ajuda e Suporte - A Microsoft melhorou consideravelmente o interface de ajuda e suporte, estando agora de fácil acesso, muito ao jeito de um browser. Além disso, caso o utilizador tenha acesso à Internet pode rapidamente abrir uma página do site da Microsoft com toda a documentação adicional sobre o problema em questão.

System File Protection - funcionalidade semelhante ao que o Windows 2000 usa, previne que ficheiros cruciais como os DLL sejam alterados evitando assim que qualquer nova instalação provoque avarias noutras aplicações anteriores.

AutoUpdate - Os utilizadores podem beneficiar de actualizações automáticas do sistema operativo e das suas componentes, sem a neccessidade de visitar o site do Windows Update. O Windows ME apenas informa que existe uma nova actualização e procede ao seu download.

Novo Aspecto
À primeira vista o Windows ME está com muitas semelhaças ao Windows 98, mas numa observação mais cuidada é possível apurar as mudanças subtís nos icones, no menu iniciar e no painel de controle (quase todas aproveitadas do Windows 2000). Resumindo usa o interface gráfico do Windows 2000.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem432".] Uma introdução agradavel é a capacidade de mostrar thumbnails (miniaturas) das imagens directamente no explorer (não confundir com o Internet Explorer), o que permite gerir eficazmente qualquer colecção de fotografias digitalizadas.

Mudanças
Em grosso modo a estratégia de desenvolvimento da Microsoft focou quatro pontos essenciais:
  1. Tomar o melhor partido da multimédia.
  2. Tornar a vida mais fácil ao utilizador.
  3. Melhorar as capacidades de suporte de redes domésticas.
  4. Tirar melhor partido da Internet.
Pode-se dizer que a Microsoft conseguiu estes objectivos na sua essência e que bem vistas as coisas, a nosso ver terá sido o melhor sistema operativo para PCs domésticos que saiu daquele império informático. Contudo nada é perfeito e o Windows ME é a prova disso...

À prova de utilizadores
Uma das características do Windows ME que salta aos olhos é a preocupação que a Microsoft teve em proteger o sistema dos utilizadores. Por defeito, o Windows ME trata de esconder as suas partes críticas, não vá um utilizador menos experiente tentar mexer onde não deve. No entanto para um utilizador médio ou experiente torna-se rapidamente exasperante, quando o ME tenta esconder o disco duro e o directório ''programas'' e ''windows'', ou os constantes avisos histéricos. O proprio painel de controle parece blindado, não vá o utilizador fazer asneira. Felizmente é possivel configurar o interface para que tal não volte a acontecer. De resto o System File Protection e o System Restore são o suficiente para fazer face a qualquer eventualidade.

Quem sai aos seus...
Quando usado intensamente poderemos verificar que o Windows ME tem as suas lacunas e que no coração tem tecnologia dos seus antecessores. De facto os famigerados ecrãs azuis fazem as suas aparições (se bem que raramente) e aquelas janelinhas brancas a fazer lembrar o Windows 3.1 sempre que ficamos perigosamente sem recursos. Vícios do passado, se bem que só em ocasiões excepcionais...

A Microsoft optou pelo lançamento em simultâneo da versão portuguesa e inglesa do seu novo sistema operativo. Tal como acontece nos outros países, a Microsoft Portugal irá lançar o seu produto em grandes superfícies, para estar mais perto dos potenciais utilizadores. O Windows Me está disponível em quatro versões: OEM (para pré-instalação em novos PCs); Completa (que custará cerca de 47 mil escudos); Actualização (para os que possuem Windows 95, Windows 98 ou Windows 98 Second Edition); e a Actualização promocional (que custará cerca de 13 mil escudos), para quem possui Windows 98 e Windows 98 SE e que estará em vigor até ao final do ano.

Autor: Microsoft
Sistema recomendado: Monitor VGA, Pentium 150MHz, 32MB de RAM, 295MB de espaço livre em disco, drive de CD-ROM, placa de som.
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação