DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  S O F T W A R E Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  07/02/2000 - João Beltrão Enviar por email   Versão impressora
Windows 2000 - Vale a pena ?
 
  O mais recente sistema operativo da Microsoft tem a data de lançamento marcada para 17 de Fevereiro. Conheça as novidades e saiba se o deve comprar.

Se utiliza o seu computador em casa para jogos, navegação na Internet e processamento de texto e já tem o Windows 98 então o novo Windows 2000 não é para si. A mais recente versão do Windows é baseada no Windows NT e foi criada a pensar nas empresas e trabalhadores independentes. É certo que o Windows 2000 é muito mais estável que qualquer versão do Windows até hoje lançada, mas só consegue ser marginalmente mais rápido que o Windows 98 num computador equipado com 128 Megabytes de memória ou mais. Saiba que instalar o Windows 2000 por cima do Windows 98 nem sempre corre bem, sobretudo se tem periféricos pouco recentes.
Se já utiliza o Windows NT 4.0 então vale a pena mudar para o Windows 2000 sobretudo pela maior estabilidade, suporte a mais hardware e novas funcionalidades que vão do Active Directory (melhor gestão de objectos de rede) ao IntelliMirror (o seu desktop e ficheiros aparecem no PC que desejar).

Novidades, novidades....
A grande novidade do Windows 2000 é a sua estabilidade: esta é sem dúvida a mais estável versão do Windows alguma vez lançada. Outra das grandes novidades é a funcionalidade IntelliMirror que, ao ser implementada numa rede que usa o Windows 2000 Server no servidor e Windows 2000 Professional nos computadores de secretária permite armazenar todos os dados e ficheiros dos utilizadores no servidor e quando um qualquer utilizador se senta à frente de qualquer um dos PCs basta digitar o seu login e password para ter o seu desktop e ficheiros à sua frente como se estivesse no seu próprio PC. A funcionalidade Active Directory fecha o ''trio das grandes novidades'': esta funcionalidade permite gerir os recursos de uma rede - sejam eles ficheiros, computadores, utilizadores ou serviços - de uma forma centralizada e totalmente diferente da utilizada no Windows NT 4.

O Windows 2000 inclui ainda suporte a mais hardware, aspecto e utilização parecidos com o Windows 98, novas funcionalidades relacionadas com segurança (encriptação de ficheiros, vários métodos de autenticação, etc), Plug&Play, melhor gestão de energia (útil sobretudo nos portáteis), maior capacidade de integração de vários servidores num ambiente de ''centro de dados'', entre outras novidades.

E isto é para mim?
Tal como já indicámos, os utilizadores ''domésticos'' devem manter-se afastados do Windows 2000 e esperar pelo Windows Millenium Edition que deve sair no segundo semestre deste ano (e é o sucessor do Windows 98 por excelência). Quanto aos ''power users'', trabalhadores independentes e empresas aí já o caso muda de figura. Quem já está a utilizar o Windows NT 4 deve mudar para o Windows 2000 logo que possível, e as pequenas empresas que utilizam apenas o Windows 98 devem olhar com calma para as novas funcionalidades e maior estabilidade do Windows 2000. Uma coisa há que ter sempre em mente: embora a Microsoft afirme que bastam 64 Megabytes de memória, este novo Windows é para quem tem 128 Megabytes de memória ou mais, caso contrário é para esquecer.

E quanto é que isso custa?
Como se costuma dizer, ''aqui é que a porca torce o rabo'' porque o Windows 2000 não é barato. O Windows 2000 Professional, indicado para os computadores de trabalho (workstation) custa 320 dólares (64 contos), 220 dólares (44 contos) para quem tem o Windows 95 ou 98 ou 150 dólares (30 contos) para quem tem o NT; o Windows 2000 Server custa 1200 dólares (240 contos) ou 600 dólares (120 contos) para quem tem o Windows NT Server (em ambos os casos com licenças para 10 utilizadores); o Windows 2000 Advanced Server custa 4 mil dólares (800 contos) ou 2 mil dólares (400 contos) para quem já tem o Windows NT Server Enterprise Edition (em ambos os casos com licenças para 25 utilizadores). No caso das versões para servidores é necessário comprar mais licenças sempre que se esgota o limite inicial de utilizadores (10 licenças no Windows 2000 Server e 25 licenças no Windows 2000 Advanced Server).

Alguma conclusão?
Quem já está habituado ao Windows NT ou quer um sistema operativo mais estável e escalável que um simples Windows 98, o Windows 2000 é uma boa aposta. Quem tem dinheiro para gastar não necessitará de pensar duas vezes mas o facto das versões para servidores incluirem pouco software (por exemplo ao nível de proxy server, mail server, entre outros, é necessário comprar cada componente em separado) e o facto de cada computador-cliente necessitar de uma licença pode dar que pensar a nível financeiro, sobretudo quando existe uma alternativa chamada Linux que, para além de gratuita, é extremamente estável e inclui em quase todas as distribuições software para montar servidores de e-mail, web, proxy, etc, razões pelas quais a Microsoft tem tido tantas dores de cabeça por causa do ''fenómeno Linux''.

Autor: Microsoft
Sistema recomendado: PC 128 Megabytes de RAM
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação