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''o tempo gasto a criar monstros, é tempo que não é gasto na movimentação dos jogadores''
 
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  19/06/98 - Pedro Balbis Enviar por email   Versão impressora
Quake III cancelado
 
  John Carmack da IdSoftware, fez uma inesperada declaração. Quake III, anunciado em Março, foi cancelado. Em substituição vai ser criado Quake Arena, que só permite jogos multiplayer.

Um dos motivos que tornou Quake num dos mais famosos jogos de computador, foi sem dúvida a sua componente multiplayer, por isso mesmo a ID decidiu abdicar da componente single player do seu novo Quake. Quake III está então oficialmente morto, para dar lugar a Quake Arena, vocacionado especialmente para jogos multiplayer, no entanto vai haver uma componente single player, mas muito diferente daquilo a que estávamos habituados. A vertente single player a ser incluída em Quake Arena, não será mais do que um jogo multiplayer com oponentes virtuais (Inteligência Artificial).

Segundo Carmack "Até agora tínhamos que desenvolver dois jogos em simultâneo, um multiplayer e outro single player, que normalmente tinham objectivos diferentes (...) o tempo gasto a criar monstros, é tempo que não é gasto na movimentação dos jogadores."

Estas declarações seguiram-se a outras em que Carmack faz algumas considerações sobre como criar bons jogos multiplayer, que segundo ele passa por uma remodelação no sistema cliente/servidor em que apenas um computador faz todo o processamento, para uma situação mais próxima do tipo 'computação distribuída' em que o processamento é dividido por cada um dos computadores.

Depois destas declarações Jonh Romero da Ion Storm anunciou também algumas mudanças em Heretic II, que passam por algumas alterações ao nível do processamento das animações até agora a cargo do servidor (armas e feitiços) que passarão em parte para o lado do cliente. Isto vem trazer alguma mudança na forma como a maioria dos jogos multiplayer na Internet são pensados.

Relativamente aos gráficos no Quake Arena, será usado o OpenGL, como anunciado anteriormente, mas será criado um novo motor gráfico (provavelmente para competir com Unreal).

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