DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Nesta análise
Apesar de existir uma história a ser seguida, o jogador tem a liberdade de movimentar-se para onde quiser
 
  Links relacionados
Sea Dogs

Akella

Betsheda

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  18/10/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Antevisão: Sea Dogs
 
  imagjogana99 picture Sea Dogs é um jogo que está a ser elaborado pela empresa russa Akella e será publicado pela Betsheda (empresa conhecida pelos seus famosos jogos RPG The Elder Scrolls of Arena e Daggerfall), onde o jogador assume o papel de um pirata que, comandando o seu navio, viaja pelos mares visitando colónias onde poderá comercializar bens, comprar melhores navios, contratar membros para a sua tripulação, ou até mesmo partir para os assaltos e pilhagens.

No entanto o jogo não se resume à acção em terra, passando também pela acção e combates em pleno mar, onde a habilidade dos membros da sua tripulação é crucial para o bom desempenho da embarcação, não só na navegação mas também nos combates com outros navios.

Um corsário indignado...
A história de Sea Dogs começa quando o personagem controlado pelo jogador concretiza o seu sonho de ser comandante de uma embarcação, ao herdar um navio mercante começando então a sua vida de comerciante dos sete mares. Entretanto, ela acaba por se ver envolvido num conflito entre a Espanha e a Inglaterra tendo o seu navio sido capturado e ter sido enviado para uma colónia penal, onde teve de prestar trabalhos forçados.

Elaborando um plano, ele consegue escapar da prisão acabando numa colónia inglesa, com um pequeno navio e alguns homens, dando início à a sua vingança do modo mais oficial possível, conseguindo uma Carta Oficial de um governador de uma colónia tornando-se um corsário.

Um jogo de acção com algum RPG
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem498".] O enredo de Sea Dogs não é desconhecido para os jogadores mais veteranos, podendo fazer-lhes lembrar o antigo Pirates de Sid Meier, ou até Pirates Gold. No entanto Sea Dogs será basicamente um jogo de acção com alguns elementos de RPG. Apesar de possuir uma linha de desenvolvimento da história para ser seguida, o jogador não é obrigado a restringir-se à mesma, podendo explorar todo o universo do jogo livremente, indo para onde bem entender.

Começando com um pequeno barco e alguns homens, o jogador poderá livremente visitar as colónias, que deverão ser num total de 15 distribuídas ao longo de 20 ilhas, podendo então comercializar bens, invadir as colónias, entre outras acções que contribuirão para equipar melhor o seu barco (ou comprar um novo), achar melhores tripulantes, etc.

Os navios disponíveis no jogo estão divididos em alguns tipos, sendo diferenciados em relação à sua capacidade de carga, tripulação, número de canhões, velocidade, e capacidade de resistência medida em pontos que, quando chegam a zero, significa que a tripulação terá de começar a nadar!

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem501".] No entanto as características dos navios mencionadas podem ser alteradas, nomeadamente com a contratação de tripulação mais experiente. Como exemplo, a contratação de um imediato bem experiente aumenta a capacidade e precisão da navegação do navio, assim como aumenta o moral da tripulação que acabará por prestar melhores serviços.

Com o passar do tempo, o jogador poderá controlar mais de uma embarcação, o que se mostra necessário para um ataque a um porto, onde um bom número de barcos e muitos homens torna-se crucial para o sucesso da investida. Além disso, o sucesso de operações como esta contribuem para o aumento do número de pontos de experiência do capitão, aumentando a sua patente o que possibilitará a aquisição de navios maiores e melhores.

Em terra e no mar...
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem499".] Os gráficos em Sea Dogs são excelentes e o motor gráfico 3D permite o controlo do personagem tanto em primeira quanto em terceira pessoa. Quando em terra pelas cidades, a visão passa para ''fora'' do personagem, com o ponto de vista localizando-se atrás e ligeiramente acima. Nas cidades o jogador poderá conduzir o seu personagem para dentro das construções podendo interagir com todos os personagens visíveis.

O design das cidades apresenta-se diferente de acordo com a nacionalidade da colónia, como o estilo colonial das construções nas colónias inglesas, até as casas em estuque e com arcos típicas das colónias espanholas.

Em cada uma das cidades estão presentes edifícios comuns como o armazém, a taberna, o estaleiro, e o edifício governamental, sendo que o jogador pode tirar partido das funções de cada um deles. No estaleiro poderá reparar ou comprar navios, no armazém poderá comercializar produtos assim como munição para os canhões e armas, na taberna poderá ficar a par das notícias da cidade e contratar marinheiros, e o edifício governamental onde está alojado o governador da colónia, sendo a relação com ele um dos principais pontos para a evolução da história.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem502".] Se em terra os gráficos são excelentes, no mar as coisas não são diferentes, os navios apresentam grande riqueza de detalhes como as velas que se erguem ou recolhem, nos danos que apresentam nas velas e no casco quando entram em combate, e outros pormenores que contribuem para a boa representação de um navio daquele tempo.

Os movimentos das ondas do mar contribuem para a oscilação do navio, e as ondas variam em tamanho de acordo com a estação do ano e da existência ou não de tempestades. Os efeitos climatéricos também são vários incluindo nevoeiro, chuva, trovões, relâmpagos, etc.

Canhões e espadas...
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem500".] Quando a personagem controlada pelo jogador passa para o comando do navio, a perspectiva passa a ser em primeira pessoa, ou seja, a visão passa para o ''interior'' do personagem. No interior do navio o jogador pode deslocar-se no convés, podendo ter uma visão de todos os lados do navio. Existe também a possibilidade de fazer zoom aos outros navios, dando oportunidade ao jogador de avaliar as potencialidades do mesmo em relação aos combates e carga transportada.

Durante os combates, o jogador pode afundar os outros navios, mas a sua captura torna-se mais rentável ao poder aproveitar não só a embarcação como a carga que esta contém. Ao abalroar o navio dá-se início ao combate, que é representado pela luta de espadas entre os capitães de cada navio.

A capacidade do capitão de infligir danos ao adversário está directamente relacionada com o número de tripulantes e a razão de abordagem entre as duas tripulações. Cada vez que um dos capitães consegue acertar o adversário com a espada, o ferimento ''elimina'' um determinado número de tripulantes. Aquele que perder toda a tripulação primeiro, perde a carga e talvez o navio.

À espera do jogo
Pelo que se pode ver até agora de Sea Dogs o jogo promete causar algum impacto, não só pelos seus gráficos excelentes como pela temática que, em outros jogos, já conquistou uma série de fãs.

Algumas informações não oficiais parecem indicar que o jogo terá uma versão on-line, no entanto a Akella está a concentrar-se no desenvolvimento da versão singleplayer, que deverá estar pronta para a comercialização neste Inverno.





Gráficos Som Interesse Total
  19 16 17 17  


Autor: Akella
Sistema recomendado: Pentium II 500, Windows 95/98, 64MB de RAM, Aceleradora 3D
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação