DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Nesta análise
CueClub apresenta diferentes estilos de jogos de bilhar, que vão desde o snooker até o bola 8 europeu e americano, e o bola 9
 
  Links relacionados
Playgames

CueClub

Bulldog Interactive

Midas Interactive

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  29/09/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
CueClub
 
  imagjogana96 picture CueClub coloca o jogador no mundo dos jogos de bilhar competindo com outros jogadores controlados pelo computador, com o intuito não só de aumentar a sua reputação mas também chegar ao topo da lista dos melhores jogadores do clube.

Este jogo é desenvolvido pela empresa Bulldog Interactive e publicado pela Midas, sendo que a versão integral em português é distribuída em Portugal pela Playgames.

Diferentes jogos de bilhar...
Sendo um jogo dedicado ao mundo do bilhar, CueClub apresenta diferentes estilos de jogo, cada um com as suas regras. O jogo apresenta desde o conhecido snooker, até ao bola 8 americano, bola 8 europeu, bola 9 e o mini snooker que utiliza dez bolas vermelhas.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem457".] Cada um destes diferentes estilos pode ser seleccionado pelo jogador, que poderá escolher desde um simples jogo rápido, onde compete contra um dos personagens controlados pelo computador; a dois jogadores, onde joga com um amigo tendo cada um a sua vez de jogar; treino, onde pode treinar as suas habilidades em qualquer um dos estilos; torneio, onde compete com quinze jogadores seleccionados ao acaso pelo PC.

O objectivo principal do jogo é chegar ao grande torneio final denominado CueClub, mas para isso o jogador terá de passar por todos os torneios e todas as salas de conversação para acabar o jogo.

Quando ganha um torneio, o jogador adquire um troféu que ficará exposto na sala de troféus. Mas antes de tudo, ganhar os torneios aumenta a reputação do jogador, que influenciará a entrada para outras salas. Perder o torneio em nada afecta a reputação, e além disso só o facto de ser finalista já lhe garante uma estrela, enquanto que ganhar o torneio dá ao jogador três estrelas de reputação.

Salas de conversação
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem458".] As salas de conversação são na realidade uma simulação das salas de conversação da Internet. Esta é a característica que a Midas dá como uma das mais importantes do jogo e mais inovadoras, se bem que poderia estar melhor implementada.

Existem diferentes salas de conversão, num total de oito, cada uma delas com um tema específico e cuja entrada é permitida ao jogador consoante a sua reputação. No início só lhe é permitida a entrada na sala pertencente ao seu clube, onde terá de ''trabalhar'' para aumentar a sua reputação para poder aceder às outras.

Quando entra numa destas salas, o jogador utiliza um interface de chat onde poderá comunicar com os outros jogadores, podendo desafiá-los para um jogo, aceitar desafios, ou simplesmente cumprimentá-los ou insultá-los.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem459".] Apesar desta simulação ser um tanto ou quanto original, a sua implementação não é das melhores. Várias vezes o jogador verá que os outros intervenientes da sala nem respondem, ou as respostas não estão relacionadas com aquilo que se pergunta ou fala, salvo raras excepções.

No caso das salas de conversação, perder ou ganhar um jogo significa perder ou ganhar reputação. Geralmente os jogos feitos com os outros jogadores têm um contrato inicial onde ficam estipuladas as condições para aquele jogo, podendo o jogador concordar e jogar ou rejeitar e esperar por melhores condições.

Interface de jogo
CueClub apresenta um interface de jogo simples, não exigindo muito tempo do jogador para ''apanhar o jeito''. Existe uma pequena barra de funções na parte superior do ecrã que permite escolher a intensidade da força da tacada, e a posição onde o taco atingirá a bola branca caso o jogador deseje dar efeito à bola. Além disso, pode-se também escolher o ângulo vertical do posicionamento do taco.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem460".] A força com que o taco atinge a bola pode ser escolhida de outras maneiras sem ser com a barra de energia no topo do ecrã. O jogador pode manter o botão esquerdo pressionado, aumentando a força até onde achar necessário, soltando então o botão. Ou ainda mexendo o rato para a frente, sendo que quanto mais rápido move o rato, maior é a força com que o taco atinge a bola.

Estas diferentes maneiras de aplicar a força ao movimento do taco têm de ser seleccionadas no menu opções antes de cada jogo.

Também existem outras funções como gravar uma tacada para poder visualizá-la em diferentes velocidades, além de informações sobre as pontuações do jogo e de conversação com o adversário. Não existe uma função para salvar o jogo, pelo que os resultados do jogador são automaticamente guardados pelo programa à medida que for terminando os jogos.

Visto de cima!
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem461".] CueClub apresenta um pormenor que o deixa um pouco atrás de outros jogos do género, que é o facto da visão de jogo ser única e vista de cima. Ou seja o jogador vê a mesa a partir de uma ''câmara'' posicionada mesmo acima da mesma, sem a hipótese de ajustar ou seleccionar outro ângulo de visão.

Como muitos outros jogos de bilhar apresentam a mesa de jogo virtual em 3D, podendo o jogador ver de qualquer ângulo, não seria mal que a Bulldog Interactive tivesse pensado nisto.

Mas de maneira geral, os gráficos são bons, com boas representações das bolas e do pano das mesas, variando consoante a sala, e até permite ao jogador elaborar os seus próprios panos para poder aplicá-los.

Outros efeitos gráficos como fumo de cigarros e luzes estroboscópicas contribuem um pouco para criar a atmosfera de um salão de bilhar ou um bar.

Em relação ao som podemos dizer que o efeito sonoro das bolas a chocarem ou a cair nos buracos é o ideal, mas mais nenhum som é ouvido, pelo que um efeito sonoro de mais pessoas a ''observar'' o jogo poderia gerar um pouco mais de entusiasmo. As músicas, cerca de 12 diferentes, são na sua maioria no estilo ''dance'', pelo que até poderia variar um pouco mais.

Considerações finais
CueClub é um razoável jogo de bilhar que consegue prender a atenção dos jogadores que gostam deste estilo, não só pela inteligência artificial que promove um bom nível de dificuldade, assim como os diferentes estilos de jogo de bilhar apresentados.

Ficamos a espera que a Bulldog Interactive venha a elaborar um segundo jogo que possua a opção de visualização da mesa em 3D, o que daria sem sombra de dúvida uma outra vida ao jogo.





Gráficos Som Interesse Total
  16 14 15 15  


Autor: Bulldog Interactive
Download: Gamesdomain (6MB)
Sistema recomendado: Pentium 266MHz, Windows 95/98, 32MB de RAM, 165MB de disco, DirectX 7, acelerado 3D
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação