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F1 Grand Prix 3 tem agora a possibilidade de salvar o jogo em qualquer ponto da corrida
 
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  08/09/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
F1 Grand Prix 3
 
  imagjogana93 picture Nos últimos tempos têm aparecido no mercado uma série de jogos relacionados com o mundo da Fórmula 1, uns melhores e outros nem por isso. F1 Grand Prix 3 é um jogo de simulação da responsabilidade da Microprose, associada da Hasbro Interactive, que também foi responsável pelo F1 Grand Prix 2 há alguns anos.

Como em F1 Grand Prix 2, este terceiro título teve a intervenção de Geoff Crammond, o cérebro por detrás da programação do algoritmo base do jogo. Deste modo a Microprose tentou colocar no mercado mais um título de Fórmula 1 que mantivesse a fama dos seus dois antecessores.

No mundo da Fórmula 1
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem413".] F1 Grand Prix 3 tem a autorização da FIA para a utilização dos nomes dos pilotos e scuderias do Mundo da Fórmula 1. Mas apesar de ter sido lançado este ano, este jogo retrata a temporada de 1998, por isso não é de estranhar alguns pilotos estarem em equipas diferentes das actuais. Provavelmente isto deve ter acontecido devido à antecipação de outras empresas de jogos com relação ao exclusivo dos direitos da actual temporada.

Com relação ao interface e modo de jogo, pode-se dizer que mantém-se fiel aos anteriores títulos, podendo o jogador escolher entre uma corrida rápida (quick race) onde se entra directamente na prova, corrida única (single race) onde se passa pelas etapas de treino e qualificação antes da prova, e campeonato (championship season) onde se percorre todas as provas da temporada.

Também em F1 Grand Prix 3 pode-se ajustar o tempo de treinos e o número de voltas das corridas, ficando ao gosto do jogador se quer ou não correr cada circuito na totalidade das voltas ou, em alternativa, escolher um número de voltas ao seu gosto. No entanto esta versão tem a inovação de poder-se gravar o jogo quando quisermos.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem414".] Nas anteriores versões isso só era possível entre sessões de treino, qualificação e corridas; não se podia gravar no decorrer de uma destas actividades. Podendo gravar em qualquer ponto de uma corrida significa que os mais fanáticos poderão, se quiserem, correr as provas na totalidade das voltas, salvando o jogo e recarregando quando tiverem oportunidade para continuar.

Neste terceiro jogo estão incluídos os usuais comandos de auxílio ao jogador, como o melhor trajecto assinalado, travões automáticos, sugestão das mudanças a utilizar e indestrutibilidade do carro, e outras. Mas as afinações mais minuciosas não foram deixadas de lado para a felicidade dos mais fanáticos.

Gráficos antigos versus performance
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem419".] Os gráficos de F1 Grand Prix 3 são muito bons na sua generalidade, no entanto chamamos a atenção para a utilização corrente de imagens em 2D no jogo.
De certo modo isso torna-o mais rápido, dando um maior gosto na condução dos carros, o que seria, à priori, o principal ponto do jogo.
Para ilustrar a utilização dos gráficos em 2D podemos usar a visualização dos carros concorrentes. Quando afastados a uma distância superior ao comprimento de um carro, os adversários aparecem no ecrã numa imagem 2D, que apesar de razoável não esconde a sua simplicidade. Mas quando essa distância é reduzida, o sistema repõe a imagem 2D com uma composição 3D do carro com todos os seus polígonos.

Apesar de tornar o jogo mais rápido que os seus concorrentes nos computadores mais usais, fica-se na dúvida se a Microprose optou por esta solução em pró da performance, ou se não se deu ao trabalho de desenvolver mais o motor gráfico.

Mas os jogadores não se assustem, pois F1 Grand Prix 3 parece ser aquele que melhor jogabilidade apresenta, além de ter uma inteligência artificial muito boa, onde os outros carros dão-nos realmente trabalho, os pequenos pormenores gráficos não se tornam importantes a não ser que se esteja a prestar muita atenção a todos os detalhes, e afinal de contas o que queremos é correr e competir!

Previsões de chuva!
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem416".] O modelo 3D dos carros tem um aspecto muito bom, notando-se o movimento da cabeça dos pilotos consoante as forças sofridas pelo carro. Outros efeitos especiais como o fumo das rodas quando travadas, e o ''spray'' de água deixado pelos carros quando a pista está molhada também estão excelentes.

Os efeitos gráficos das modificações climáticas também tiveram um melhoramento significativo, desde o cair da chuva até ao efeito de secagem da pista pelo Sol foram bem idealizados. Inclusive não foram esquecidos os microclimas como no caso de Spa-Francochamps na Bélgica, onde na realidade pode chover num ponto da pista enquanto noutro está sol.

F1 Grand prix 3 apresenta uma novidade em relação ao clima. Antes do início de cada sessão aparece um placar com a previsão do tempo para as próximas duas horas, com as probabilidades e intensidade da chuva. Isto serve de mais um auxílio ao jogador que pode planear com antecedência o tipo de pneus que irá utilizar em prova.

Som e considerações finais
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem420".] Os efeitos de som de F1 Grand Prix 3 não têm muita coisa de especial, possuindo no entanto suporte para som 3D. Nota-se um pouco a falta dos sons dos outros carros quando se encontram próximos do nosso o que , em algumas situações, poderia facilitar a percepção da proximidade dos veículos.

Com relação à componente multiplayer, quase uma obrigação nos jogos actuais, Grand Prix apresenta suporte em LAN para mais de quatro jogadores, no entanto não possui suporte para jogos via Internet.

Comparado com os outros títulos relacionados com a Fórmula 1 lançados este ano, pode-se dizer que F1 Grand Prix 3 apresenta a melhor jogabilidade, além de possuir a melhor inteligência artificial. Apesar de alguns pormenores gráficos, não é de esquecer que o jogo tem a mão de Geoff Crammond, o guru dos jogos de F1 responsável pelos anteriores sucessos da série. Se é um entusiasta da Fórmula 1, este é um título a não faltar no seu computador.





Gráficos Som Interesse Total
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Autor: Microprose
Sistema recomendado: Pentium III 450MHz, Windows 95/98, 64MB de RAM, Aceleradora 3D com 16MB de RAM, DirectX 7.0
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