DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Nesta análise
São três as formas de atingir a vitória, mas a destruição dos outros oponentes parece ser a mais aliciante.
 
  Links relacionados
Inforjogos

Carmageddon The Death Race 2000

SCI

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  25/08/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Carmageddon TDR 2000
 
  imagjogana91 picture Quem não conhece a série Carmageddon da responsabilidade da SCI e a ser distribuído em Portugal pela Inforjogos, que nos trás o personagem Max Damage no comando de um bólide através de uma série de corridas violentas onde os fins justificam as meios, podendo utilizar a destruição dos oponentes ou até mesmo atropelar uma série de peões para atingir o objectivo de ser o campeão.

Corridas Violentas...
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem397".] Para quem já conhece os outros jogos da série Carmageddon, TDR 2000 é bastante similar. O jogador assume o controlo de um carro com grande potência sendo um concorrente numa espécie de Grande Prémio, onde várias acções condenadas pela sociedade são válidas para cumprir o objectivo: Ganhar!!!

No Carmageddon 2000 o princípio básico do jogo é o mesmo dos outros, com a corrida podendo ser ganha de três maneiras distintas: ou o jogador completa o número de voltas estipuladas ao longo do circuito, ou destrói completamente os outros carros concorrentes, ou então, o mais aliciante para algumas, mata um determinado número de peões recorrendo ao atropelamento ou à utilização de outros meios para o efeito.

As corridas são realizadas em contra-relógio, no entanto por cada peão atropelado ou por cada vez que colidimos com outros carros ganhamos algum tempo extra. Além do tempo, estas acções também fornecem créditos que podem ser utilizados para os melhoramentos do veículo, compras de novos veículos, e para a reparação e recuperação do veículo, onde boa parte do dinheiro é utilizada ao longo do jogo.

É com relação à atribuição dos créditos que o sadismo do jogo alcança o seu ponto alto. Para quem ainda não conhece, a forma como os peões são atropelados altera o valor dos créditos ganhos. Se, por exemplo, o jogador atropela um peão enquanto faz um pião com o carro pode ganhar mais um bónus pelo efeito, ou ainda um bónus pela actuação artística.

Novos cenários, novas missões!!
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem398".] Carmageddon TDR 2000 trás novos cenários e novas missões, mas quando comparado com o segundo jogo Carpocalypse Now! não apresenta nada de novo. Existem nove cenários diferentes que vão desde um parque de diversões até docas e áreas residenciais, e cada um deles apresenta cinco níveis constituídos por simples corridas, já explicadas, e missões.

As missões servem como condição de passagem de cenário, e na sua generalidade consistem em níveis sem concorrentes e por vezes sem peões onde o jogador tem de coleccionar objectos, como é o caso de pedaços de uma bomba, para serem utilizados num golpe final, conseguindo assim a passagem ao cenário seguinte.

Power-ups e física do jogo...
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem399".] Num jogo do estilo do Carmageddon não poderiam deixar de faltar os power-ups que dão aquele ''algo mais'' à corrida. Existem diferentes power-ups que aumentam a performance do carro, outros que prejudicam, alguns que dão armas especiais como bombas e molas para atacar os outros oponentes, e até alguns que dão um toque cómico ao jogo como uma cauda mutante que fica presa à traseira do carro e serve para ''agredir'' os outros concorrentes ou até dar cabo dos peões, conforme o gosto do freguês.

Os power-ups existentes são muitos, pelo que não vale a pena estar a enumerá-los, mas para os entusiastas dos anteriores Carmageddons, podemos dizer que nada de novo foi acrescentado permanecendo na sua essência os mesmos de Carpocalypse Now!

A física de jogo continua excelente, tem aquela dose necessária de realismo mas mantém as características que tornam as manobras mais ousadas, como saltos, piões e travagens bruscas, muito atractivas. E logo no primeiro nível do jogo isso pode ser bem experimentado, uma vez que existe uma parte com um parque de diversões onde existem loopings, pontes, saltos pelo interior de aros de fogo, uma série de atracções que evidenciam bem os detalhes dado à física e ao comportamento do carro.

Gráficos, som e Multiplayer
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem400".] Uma das coisas que logo chama a atenção quando vemos o jogo pela primeira vez, e que realmente faz a diferença em relação aos anteriores, é o tratamento gráfico renovado. Não só os cenários estão com muita maior riqueza de detalhes e com novas texturas, mas também os veículos apresentam brilhos e reflectem a luz que incide sobre eles.

Foram também melhorados o efeito da fumaça dos pneus aquando das travagens, dos objectos que pegam fogo e das partes que os carros começam a perder pelo caminho com as colisões. Uma opção existente no TDR 2000 é a personalização do carro do jogador, podendo modificar as pinturas de acordo com o seu gosto.

Os sons do jogo foram melhorados, e na sua maioria são de carácter cómico. Como exemplo, os outros corredores são capazes de nos chamar nomes quando colidimos com eles ou os levamos a colidir com obstáculos, e os peões tem uns gemidos característicos quando ''colidem com o nosso carro''. No entanto as músicas de fundo são na sua maioria de rock pesado na vertente mais forte do heavy metal.

Não poderemos deixar de mencionar a componente multiplayer do jogo, que é uma das mais valias. No entanto os diferentes modos parecem-se semelhantes ao do anterior jogo, pelo que não espere muitas novidades. Existe também um serviço de matchmaking que permite localizar outras pessoas na Internet para um pequeno desafio.

Resumindo
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem401".] A Sci colocou algum esforço neste novo jogo, melhorando os gráficos, sons e outras características. Mas a essência do jogo permanece a mesma de Carpocalypse Now! pelo que os fanáticos da série notarão as semelhanças. Mas mesmo assim não deixa de ser um Carmageddon, com todas as características que tornaram a série amada por uns e detestada por outros, levando inclusive a proibição do jogo em alguns países devido à violência.

Se é um entusiasta da série, não há razões para não adquirir o Carmageddon TDR 2000, a não ser pela máquina uma vez que os gráficos exigem um bom processamento. Se ainda não conhece a série Carmageddon, está aqui uma boa razão para conhecer.





Gráficos Som Interesse Total
  18 17 17 17  


Autor: SCI
Download: Gamesdomain (130MB)
Sistema recomendado: Pentium II 233MHz, Windows 95/98, 32MB de Ram, Acelradora 3D com 8MB, DirectX 7
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação