DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Nesta análise
Zax: The Alien Hunter apresenta uma perspectiva de jogo isométrica e não exige grande coisa das placas 3D a não ser em alguns efeitos de luz mais especiais
 
  Links relacionados
Zax: The Alien Hunter

Reflexive Entertainment

JoWooD

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  07/09/2001 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Zax: The Alien Hunter
 
  imagjogana110 picture

Zax: The Alien Hunter é um jogo elaborado pela empresa austríaca JoWooD e publicado pela Reflexive Entertainment, não pretendendo ser mais do que um jogo de acção que pode ser considerado até um shoot'em up, onde o jogador avança nível após nível destruindo todos os inimigos à sua frente, que vão ficando cada vez mais difíceis de ser aniquilados.

Apesar desta simples premissa, o jogo ainda apresenta um ou outro nível onde o jogador terá de resolver alguns puzzles, além de ter de puxar uma alavanca aqui ou ali para poder ter acesso a uma outra parte do nível ou um lugar secreto, sem no entanto ter um descanso por parte dos inimigos.

Zax, um herói incidental...
imagem839 picture

A nossa personagem principal, Zax, cresceu na pobreza e numa época de repressão, tendo desejado, desde criança, ser um explorador espacial em busca de aventura e fortuna. Ao crescer, Zax consegue amealhar uns trocados para comprar a sua primeira nave espacial e parte em busca de duas das mais valiosas substâncias na galáxia, o minério conhecido como Caranthian e também cristais.

Algum tempo passado, Zax aproxima-se de um planeta que pensa ser desabitado e parte para a sua superfície em busca do minério. Entretanto sua nave é abatida e o nosso herói acaba por se ver envolvido na batalha do povo nativo do planeta, os Korbo, contra uma entidade conhecida com Om, um robot que assumiu o controlo do planeta colocando os seus habitantes na escravidão.

Acção e tiro neles
imagem840 picture

Tendo como base esta introdução, o resto da história do jogo vai sendo pouco a pouco revelada aos jogadores conforme vão avançando ao longo das 22 missões disponíveis, algumas delas com diferentes mapas que contribuem para uma não linearidade do jogo.

Apesar disso, Zax tem realmente como objectivo principal destruir os inimigos que vão aparecendo pela frente em sucessivas vagas. Ao longo de cada um dos níveis existem vários teletransportes que continuamente fazem aparecer inimigos e a única solução é achar o comando central do mesmo e destruí-lo, cessando deste modo a chegada de mais inimigos para a ''festa''.

Zax terá à sua disposição 18 armas, sendo que metade delas funciona a partir da mesma fonte de energia, que é consumida em maior ou menor quantidade consoante a arma. Outras armas possuem munição mais específica, como um lançador de rockets. Geralmente, este tipo de munição é conseguido quando se abate um inimigo que utiliza o mesmo tipo de arma.

A energia utilizada pelas armas pode ser recarregada quando passamos com Zax por cima dos ''restos mortais'' do inimigo, onde um ícone azul simboliza a energia disponível. O mesmo acontece com a energia vital de Zax, que pode ser recuperada a partir dos inimigos tombados, sendo apresentada como um pequeno ícone amarelo.

imagem841 picture

Para a sua protecção, Zax utiliza um escudo energético carregado de maneira similar às armas e a personagem só começa a sofrer danos físicos quando o seu escudo fica totalmente em baixo.

Um ponto importante do jogo é a nave espacial de Zax, onde uma inteligência artificial conhecida por Zelon presta grande auxílio ao herói. É Zelon que indica os objectivos no início de cada missão, além de fornecer alguma informação sobre o nível. Zax poderá regressar à nave percorrendo todo um caminho de volta ou utilizando alguns teletransportes distribuídos ao longo de cada nível.

Ao longo dos níveis, existem algumas caixas e outros locais onde Zax encontra minérios e cristais. Estes depois podem ser utilizados na sua nave por Zelon, que irá sintetizar novas armas. Com o passar do tempo, Zelon irá inventar novas armas, escudos, upgrades e outros itens, que vão então ficar disponíveis para a utilização de Zax. E é também na nave que Zax pode recuperar dos ferimentos de batalha.

Gráficos não exigentes...
imagem842 picture

Zax: The Alien Hunter apresenta uma perspectiva de jogo isométrica e não exige grande coisa das placas 3D a não ser em alguns efeitos de luz mais especiais. Todavia, isso não quer dizer que os gráficos sejam maus, pelo contrário, os cenários são muito bem concebidos e detalhados além de apresentarem grande variedade.

Também fica aqui um apontamento em relação aos movimentos das personagens que, para este estilo de jogo, tiveram grande atenção da JoWooD.

Existe uma função de zoom que o jogador pode configurar de acordo com o seu gosto, podendo visualizar a acção mais perto ou a maior distância. Entretanto, se optarmos pelo zoom mais próximo, começamos a distinguir uma certa falta de definição nos gráficos, o que pode tornar o jogo um pouco confuso.

Em termos da interface de comando, não poderia ser mais simples. Utilizamos as teclas do cursor para movimentar Zax em todas as direcções e utilizamos o rato para apontar aos inimigos e disparar, utilizando as teclas para tiro primário e secundário e o botão de scroll para trocar as armas.

Os sons presentes são adequados à atmosfera do jogo, não só para as armas como para os movimentos dos robots. Em especial podemos destacar os comentários que Zax faz ao longo do tempo, que são bastante variados e com a interpretação das vozes bastante razoável.

Conclusão
imagem843 picture

Não há muito em que se enganar, Zax: The Alien Hunter é um jogo simples e de passo rápido, com um estilo que lembra muito a simplicidade dos jogos ''tiro neles'' do passado, mas com cenários mais ricos e interessantes que dão um maior agrado aos olhos.

Para quem não quer ter muito em que pensar e ''andar para a frente'' destruindo tudo pelo caminho este jogo é, sem dúvida, uma boa opção, apesar de às vezes irritar um pouco ao podermos morrer muito facilmente e ter de começar de novo. Mas sempre há a possibilidade de salvarmos durante as missões.

Há também a componente multiplayer para até 16 jogadores, com os modos Deathmatch, Capture the Flag e Salvage King, onde os jogadores lutam pela posse dos cristais.

Zax: The Alien Hunter não traz nada de novo mas, de modo geral, está bem concebido.



Gráficos Som Interesse Total
  16 14 15 15  


Autor: JoWooD
Download: Reflexive Entertainment (50,9MB)
Sistema recomendado: Pentium II 300 MHz, Windows 95, 98, ME, 64 MB de RAM, 675 MB de disco, DirectX 8.0
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação