DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Nesta análise
Os pilotos de teste do Eurofighter e pilotos da Royal Air Force ajudaram na concepção deste simulador
 
  Links relacionados
Eurofighter Typhoon

Inforjogos

Rage Software

Project 1: Um simulador open-source

Lock On: Um simulador da Ubi Soft

Microsoft Combat Flight Simulator 2

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  15/06/2001 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Eurofighter Typhoon
 
  imagjogana105 picture

Desenvolvido pela DID e publicado pela Rage Software, Eurofighter Typhoon é um simulador de voo que recria com grande fidelidade as características de voo, assim como a atitude em combate, do caça de mesmo nome projectado e fabricado por um grupo de empresas europeias para ser o pilar da defesa área no velho continente para o século XXI.

Já não é a primeira vez que a DID cria uma simulação com o Eurofigther Typhoon, tendo já dado um ar da sua graça no EF2000. Só que desta vez a empresa quis ir mais além, tendo tido o apoio legal da BAe Systems, da Eurofighter International e da própria Royal Air Force (RAF).

O protagonista
imagem722 picture

A DID teve um grande trabalho no que diz respeito à representação do Eurofigther Typhoon, não só ao nível gráfico, como na dinâmica de voo e na grande atenção que teve na representação dos vários instrumentos e aviónicos no cockpit, que farão a delícia dos mais fanáticos do género.

Em relação ao cockpit, a DID inicialmente teve a ideia de uma representação exacta do cockpit com os seus ecrãs multi-funções bem definidos, no entanto, seguindo o conselho dos próprios pilotos de testes do caça que contribuíram para o desenvolvimento do jogo, a empresa decidiu representá-los de forma mais simplificada.

Graças também a esta colaboração, o modelo de voo do Eurofighter Typhoon é excelente, e para quem o venha a jogar pode até achar fácil controlar o avião e dificilmente irá colocá-lo numa situação de perda de controlo. Isto não significa que o jogo foi moldado para ser mais fácil, mas sim uma excelente representação dos modernos controlos ''fly-by-wire'' utilizados pelo caça verdadeiro.

Estes controlos fornecem maior liberdade ao piloto, pois o computador de bordo faz as correcções necessárias para que o caça permaneça na melhor atitude de voo em todas as condições, ajudando, para que o piloto possa concentrar a sua atenção nas informações relativas aos combates.

Islândia: o cenário de combate
imagem723 picture

Em termos de enredo o jogo tem como cenário de fundo a Islândia durante a primeira metade do século XXI, que se vê arrastada para um conflito bélico na Europa causado por uma série de conflitos internos nos países da antiga União Soviética, e que poderá acabar na tão temida Terceira Grande Guerra.

Será tarefa do jogador controlar em tempo real seis pilotos de Eurofighters para tentar travar o avanço do inimigo nas terras nórdicas. Cada um destes pilotos deverá ser escolhido antes do início do jogo, sendo um acto que carece da atenção do jogador graças às diferentes características e passados dos pilotos, que poderão favorecer ou prejudicar o sucesso das missões.

Também será facultativo ao jogador começar o jogo em tempo de paz ou directamente nos combates, o que é a vontade da maioria! No entanto, em tempo de paz serão disponibilizadas uma série de missões que ajudarão os principiantes a familiarizarem-se com o avião, seus sistemas de combate, e os diferentes tipos de armas que pode carregar em diferentes configurações de combate.

As missões e os pilotos
imagem724 picture

O sistema de campanha acontece em tempo real com as missões sendo atribuídas a cada um dos pilotos consoante as investidas do inimigo. O jogador poderá e deverá fazer uso de um menu chamado através do deslocamento do rato até ao fundo do ecrã, que permite visualizar todos os seus seis pilotos vendo as suas acções naquele instante, podendo estes estar em stand by, a fazer os planos de voo ou mesmo estar em pleno combate.

Cada um destes pilotos será distribuído por entre as várias bases aéreas na Islândia. Mas em caso de perigo, o jogador poderá através do menu alocar os pilotos em perigo para bases em zonas mais calmas. Também deverá ter-se em conta o saúde dos pilotos, uma vez que quanto melhor for o seu estado físico, melhor serão as suas hipóteses de recuperação.

As usas habilidades também se reflectirão nos níveis de resistência a uma possível ejecção da aeronave, além de melhores hipóteses de não ser capturado em terreno pelo inimigo e de ser resgatado.

imagem725 picture

Há que ter em conta que o jogador poderá activar o modo de ''observador'' durante o combate, relegando o controlo do avião ao computador, podendo assim, em terceira pessoa, observar a acção de fora. Lógico está que, por escolha, poderá seleccionar um dos pilotos e partir para a acção.

Durante a campanha uma série de noticiários são transmitidos por uma cadeia de televisão fictícia que permite ter uma ideia do andamento da história ao longo do jogo. Para além deste noticiário, também são apresentados relatórios que mostram os resultados do conflito de cada um dos lados.

Gráficos satisfatórios
imagem726 picture

Os gráficos 3D do jogo são impulsionados pelo motor 3Dream, que já havia sido utilizado no jogo Wargasm, o que propicia um terreno de jogo satisfatório com cenários bem concebidos mas sem muita riqueza de detalhes.

No entanto, o mesmo não se pode dizer do próprio Eurofighter, muito bem representado para além das outras aeronaves que aparecem em jogo, mostrando-se bastante realistas. O mesmo pode ser dito dos alvos no solo e nos veículos terrestres, também estes bastante detalhados.

Apesar dos modelos em 3D, o motor gráfico do jogo não é demasiado exigente, podendo correr, como sistema mínimo, num Pentium 266 MHz, desde que tenha, como é lógico, uma placa aceleradora 3D com pelo menos 8 MB de RAM.

Conclusões finais
imagem727 picture

A DID fez um bom trabalho na modelização do Eurofighter Typhoon neste simulador, o que não deverá passar despercebido aos entusiastas do género, que gostam de um bom simulador que utiliza quase todo o teclado para a distribuição dos comandos.

A colaboração no desenvolvimento e na afinação do jogo pelos próprios pilotos da Royal Air Force também contribuem imenso para a fiabilidade da simulação.

O Eurofighter Typhoon já se encontra disponível no mercado português, estando a distribuição a cargo da Inforjogos.



Gráficos Som Interesse Total
  17 15 19 17  


Autor: Rage Software
Sistema recomendado: Pentium 300 MHz, Windows 95/98/ME/2000, 64 MB de RAM, 350 MB de disco, Aceleradora 3D com no mínimo 8 MB de RAM
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação