DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Nesta análise
Undying teve a colaboração do escritor de terror Clive Barker, que também colaborou em filmes como Hellraiser e Nightbreed
 
  Links relacionados
Clive Barker’s Undying

DreamWorks Interactive

Clive Barker's Official Web Site

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  19/02/2001 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Clive Barker’s Undying
 
  imagjogana103 picture Clive Barker's Undying é um shooter em primeira pessoa desenvolvido pela empresa DreamWorks Interactive e publicado pela Electronic Arts. Antes de tudo, este jogo conta com a colaboração do conhecido escritor de romances de terror Clive Barker e também de alguns filmes como os da série Hellraiser e Nightbreed.

Clive Barker contribuiu com a sua imaginação não só para a criação da personagem principal mas também em todo o desenvolvimento da história do jogo, que é muito ao estilo de Barker não só na sua atmosfera como no próprio passo em que se desenrolam os acontecimentos.

A história de Jeremiah...
imagem616 picture Clive Barker's Undying apresenta uma história cheia de mistério e terror que toma lugar na Irlanda no ano de 1920, onde a personagem de nome Jeremiah é herdeiro de uma propriedade que está a ser assombrado pelos seus quatro irmãos já falecidos.

Os irmãos de Jeremiah voltaram do mundo dos mortos para matá-lo, tentando por fim à maldição do rei Undying que caiu sobre a família. Jerimiah chama então Patrick Galloway - o personagem que será interpretado pelo jogador - que deverá realizar várias investigações passando por situações perigosas para tentar descobrir a verdade sobre a maldição.

Patrick terá de desafiar cada um dos quatro irmãos de Jeremiah ao mesmo tempo que enfrenta várias criaturas qur acabaram por serem invocadas pelos poderes oriundos da maldição de Undying. Para além disso, Patrick terá de lutar contra o seu rival Kiesinger, que pretende descobrir também os poderes por detrás da maldição mas com o intuito de os utilizar para benefício próprio.

Suspense e acção!!
imagem617 picture Apesar de ser considerado um shooter em primeira pessoa como um Quake, Clive Barker's Undying não apresenta um rítmo onde uma série de inimigos aparecem muitas vezes pela frente do jogador, obrigando-o a uma constante tomada de acção. Em vez disso, o jogo opta mais pelo suspense, deixando o jogador sempre à espera de alguma coisa que irá aparecer na ''próxima esquina''.

Aliás, este facto é uma das premissas do jogo que, pelo seu ambiente, tenta manter o jogador sempre alerta e à espera de surpresas do outro mundo.

No entanto Undying não carece de acção, pelo contrário, uma série de criaturas estão à espera para fazer a vida negra ao jogador, que terá de enfrentar inimigos com diferentes poderes e habilidades. Neste ponto, Undying merece uns créditos pela inteligência artificial do jogo muito bem aplicada aos diferentes inimigos.

Queremos dizer com isto que diferentes inimigos comportam-se de diferentes maneiras, não tendo o mesmo modo de ataque, situação que acontece com alguns jogos onde os inimigos apresentam aspectos diferentes mas actuam sempre de maneira similar.

Como exemplo disso, existem criaturas que atacam em grupos sendo que uma delas tenta atrair a atenção do jogador enquanto os outros membros do grupo tentam atacar pelos lados e por trás. Entretanto outras criaturas como os esqueletos, atacam o jogador sem grande interesse pelo bem estar próprio, vindo mais numa de ''à carga'' do que um combate mais estratégico.

Deste modo a diferença entre os diferentes inimigos confere-lhes características próprias, não dando ao jogador a impressão que está sempre a enfrentar os mesmos inimigos mas ''vestidos'' de maneira diferente.

Ataque: Armas e feitiços!!
imagem618 picture Undying apresenta, como todo o bom shooter, uma série de armas à disposição do jogador como uma pistola e uma caçadeira, mas utilizando munições mais relacionadas com o próprio estilo do jogo, como balas de prata. Mas além disso, algumas armas mais exotéricas aparecem no jogo com o Tibetan War Cannon e a Gel’ziabar Stone que serve não só para amplificar os poderes dos feitiços, mas também para ajudar a reconhecer algumas pistas quando em conjunto com determinados feitiços.

O jogador poderá utilizar oito feitiços com características ofensivas e defensivas para serem utilizados em conjunto com as armas. Em relação aos comandos das armas podemos dizer que se apresenta bastante versátil com o botão esquerdo do rato para disparar as armas e o direito para os feitiços, podendo o jogador configurar a roda central para alternar entre as diferentes armas e feitiços. Como exmplo, movimentos ascendentes da roda para trocar as armas, e descendentes para trocar os feitiços.

No entanto a mira das armas não é tão fácil quanto isso, o que aumenta a dificuldade do jogo tendo o jogador que ter uma maior precisão na pontaria além de que algumas armas não possuem boa precisão a grande distâncias. Isto pode ser visto como um mau detalhe, mas de certeza que para alguns torna o jogo mais difícil e aliciante.

Gráficos: Mais uma vez o Unreal...
imagem619 picture Em termos gráficos Clive Barker's utiliza uma versão modificada do motor gráfico do Unreal Tournament para dar vida aos diferentes cenários de índole macabra que aparecem no jogo. Enquanto os cenários que aparecem no interior de algumas construções são muito bem detalhados, os cenários exteriores apresentam-se um pouco pobres e não muito bem definidos, apesar dos efeitos de trovões e relâmpagos que contribuem para a atmosfera do jogo.

Os modelos dos personagens e das criaturas estão bem concebidos e com diferentes tipos apresentados, pelo que o jogador não terá de lutar contra ''diferentes versões'' do mesmo inimigo. Como foi dito, os cenários de interior são muito bem definidos mas a interação com os objectos é reduzida uma vez que alguns, como cadeiras e mesas, apresentam-se fixos num local e não podem ser deslocados.

No entanto a grande definição dos gráficos em locais com muitos detalhes e ainda auxiliado pela apresentação de vários inimigos ao mesmo tempo exigem muito do PC, pelo que o jogador terá de ter uma máquina bem equipada com uma boa aceleradora 3D para tirar o melhor rendimento.

Um shooter assustador
imagem620 picture Clive Barker's Undying apresenta uma experiência ligeiramente diferente para um shooter, tendo a mais valia de ter uma história elaborada por este conhecido escritor de romances dando um sabor de suspense e terror como foi explicado anteriormente.

De um modo geral podemos considerar este jogo como original e capaz de prender a atenção do jogador através dos vários níveis sem ser demasiado redundante no que diz respeito ao abate dos inimigos, apresentando alguns puzzles e situações a resolver, o que o coloca mais próximo do Half-Life.

Para já o jogo apresenta só o modo singleplayer, apesar de que a empresa afirmar que um patch está já a ser desenvolvido para possibilitar o jogo multiplayer.





Gráficos Som Interesse Total
  17 17 16 17  


Autor: DreamWorks Interactive
Sistema recomendado: Pentium III 800 MHz, Windows 95/98, 64MB de RAM, 644MB de disco, Aceleradora 3D com 32MB
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação