DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
MIT desenvolve computador para vestir

Vestindo um computador

Um mouse que lê impressões digitais

Relógio para avisar asmáticos

Sega planeia relógio Web

Relógio de pulso localiza crianças

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  12/10/2001 - Paula Cardoso Enviar por email   Versão impressora
Pulseira substitui uso do rato
 
 

Uma pulseira de relógio apresentada na Suiça permite ao utilizador controlar um computador através dos movimentos da mão.

O engenho de Jun Rekimoto, do Laboratório de Ciência Computacional da Sony, foi apresentado em Genebra no decorrer do 5º Simpósio Anual de Wearable Computing (computadores aplicados ao vestuário).

O GestureWrist, assim se chama, usa sensores envolvidos numa pulseira de relógio normal. Permite detectar os movimentos do seu utilizador e transmitir as informações para um computador remoto. Assim, e sem a ajuda do rato, o utilizador pode tocar no ecrã e abrir ícones apenas com movimentos da mão.

Os sensores utilizado para medir a direcção e movimento do braço são já aplicados em diversos engenhos. A novidade do GestureWrist reside na capacidade para ''sentir'' diferentes 'estados' da mão (fechada ou aberta, por exemplo).

Dois sensores colocados em lados opostos da pulseira permitem medir o estado da mão através do braço. Sempre que é aberta ou fechada os tendões ficam mais esticados.

Por enquanto, o protótipo consegue apenas detectar formas simples. Jun Rekimoto está convencido que um sistema aperfeiçoado de eléctrodos pode ser aplicado para melhorar as capacidades do GestureWrist.

O engenho agora apresentado representa um avanço nos chamados computadores wereable (aplicados ao vestuário), já que até aqui os dispositivos semelhantes eram de difícil manuseamento.



< Notícia anterior
Internet chega quase a 3 milhões
Notícia Seguinte >>
Filme reconstrói formação de Marte


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação