DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Bebés geneticamente manipulados

Grã-Bretanha: clonagem humana não

Uso de embriões humanos mais flexível

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  12/07/2001 - Ana C. Vieira Enviar por email   Versão impressora
Embriões criados apenas para pesquisa
 
 

Uma clínica de fertilidade, nos Estados Unidos, admitiu ter criado embriões humanos, tendo como única finalidade a recolha de células precursoras. A revelação suscitou já polémica, assente em questões de ordem ética.

De acordo com a BBC, cientistas, políticos e autoridades religiosas não ficaram indiferentes à notícia, que surge precisamente na altura em que a administração norte-americana de Bush se prepara para decidir se aprova, ou não, a aplicação de fundos federais na pesquisa em células percursoras.

Aparentemente, até agora, os cientistas norte-americanos obtinham células percursoras através de fetos mortos ou embriões concebidos no âmbito de tratamentos de fertilidade, que não foram utilizados.

No centro da polémica estão as células percursoras. Ou seja, aquelas que são capazes de se desenvolver em qualquer tecido humano e que, por isso, à partida, são capazes de reparar ógãos ou tecidos danificados.

Há já vários anos que embriões humanos são criados e descartados em laboratórios dedicados à investigação de problemas de infertilidade. Mas a recente revelação sobre as práticas do Jones Institute for Reproductive Medicine da Virginia, que admitiu a concepção de seres humanos exclusivamente para a colecta de células, não deixou de merecer o repúdio das autoridades religiosas.

Também não faltaram reacções provenientes do meio político e científico, onde as opiniões se dividem. O republicano Tom Delay considerou que a criação de embriões, tendo em vista as células precursoras, ''abre um mau precedente e é eticamente errado''.



< Notícia anterior
Dicionário inclui abreviaturas das SMS
Notícia Seguinte >>
MMS: o sucessor das SMS


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação