Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Clonagem humana não!

Clone humano em 2003?

Uso de embriões humanos mais flexível

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  19/04/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
Grã-Bretanha: clonagem humana não
 
 

O Governo britânico prepara-se para criar a primeira lei mundial que proíba a clonagem humana. O objectivo é assegurar que a investigação genética seja feita com alguns limites e sempre com fins terapêuticos.

De acordo com declarações citadas pela BBC de Alan Milburn, secretário de Estado da Saúde britânico, a legislação em preparação irá proibir, na totalidade, a clonagem humana. Na lei actual, a clonagem de embriões humanos é permitida sob determinadas condições. Uma lei recentemente alterada alargava o uso dos embriões humanos nas células estaminais (células retiradas dos embriões numa fase inicial do seu desenvolvimento e que se podem transformar em qualquer tipo de célula do corpo humano).

As células estaminais são consideradas pelos investigadores como a peça-chave para a substituição de tecidos doentes em órgãos danificados (podendo resolver os tradicionais problemas de rejeição de órgãos) de pessoas com doenças de Parkinson, Alzheimer ou com problemas de diabetes, principalmente quando são obtidas através das técnicas de clonagem utilizadas para ''fabricar'' a famosa ovelha Dolly.

Juntamente com a nova lei foi também anunciado um projecto de criação de quatro ''parques de conhecimento genético'', que reunirão hospitais, universidades e companhias farmacêuticas.

Para mostrar que continua na vanguarda mundial da legislação sobre esta matéria, o Governo britânico propôs ainda um alargamento dos testes genéticos para pessoas com cancro, tornando-se o primeiro país europeu a oferecer testes genéticos a mulheres que tenham propensão para o cancro mamário.

O objectivo destes testes é identificar o gene BCRA 2, considerado pela classe médica como estando ligado à propensão para o desenvolvimento do cancro da mama. Esta doença afecta a vida de cerca de 35 mil mulheres britânicas, matando 13.200 mulheres todos os anos.



< Notícia anterior
Índia instala-se no espaço
Notícia Seguinte >>
Possível parceria da Ericsson e Sony


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação