DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Mais 10 dias para as tarifas planas

PT não deverá cumprir 'ordens' do ICP

Tarifa plana, meu amor

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  25/06/2001 - Ana C. Vieira Enviar por email   Versão impressora
ICP dá empurrão à tarifa plana
 
 

Os acordos entre os ISPs e a Portugal Telecom, para o novo regime de acesso à Internet, devem ser celebrados desde já. Quem o garante é o ICP (Instituto de Comunicações de Portugal). A entidade reguladora do sector afirmou que os entendimentos deverão ter lugar segundo as condições estabelecidas na deliberação de Fevereiro.

O ICP revelou, em comunicado, que intervirá agora nos processos negociais entre os prestadores de acesso à Internet e a Portugal Telecom, no sentido de superar os obstáculos à realização dos tão aguardados acordos.

A tomada de posição do ICP vem na sequência do esgotamento do prazo suplementar concedido às partes, e à recepção pelo ICP de queixas sobre a inexistência de acordos entre a maioria dos ISPs e a Portugal Telecom.

A deliberação de hoje, dia 25 de Junho, determina a entrada em vigor do serviço a prestar pela PT aos ISPs ao preço máximo de 1$60, mais IVA, por cada ligação e inclui a actividade de cobrança. As questões levantadas pelo operador histórico sobre a facturação e cobrança ficam desta forma esclarecidas, o que, à partida, significa o fim do ''ping-pong'' entre a PT e os ISPs, num processo que se arrasta há longos meses.
Contactada pela Digito, fonte da PT diz desconhecer o teor da deliberação, remetendo esclarecimentos para mais tarde. A Telecel e a Jazztel, ISPs instados a comentar a deliberação, não reagiram para já à tomada de posição do ICP.

Apesar dos avanços do ICP, é ainda imprevisível a data em que o consumidor usufruirá do serviço. Fonte daquela entidade explicou que o trabalho de regulação está feito, mas cabe aos ISPs decidir quando lançarão a oferta da tão desejada tarifa plana.

O ICP sublinhou que os acordos a celebrar entre a Portugal Telecom e os ISP que, a 31 de Maio, se encontravam preparados para mudar para o novo regime, e não o fizeram por inexistência de acordo, terão efeitos retroactivos até essa data. Já para os ISPs, que por impossibilidade técnica, estão impedidos de fazer a transição, o ICP concede um prazo até ao final de Outubro.

Entretanto, os acordos já realizados entre a Portugal Telecom e os prestadores Telepac, PT Prime, Global One e Unimaster serão analisados pelo Instituto e poderão sofrer alterações, se violarem os princípios definidos pelo ICP.



< Notícia anterior
Assinado contrato para portabilidade
Notícia Seguinte >>
Mais músicas no Napster


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação