A IBM desenvolveu um novo processo para a fabricação de transístores com a utilização de nano tubos de carbono, que possuem uma largura de dez átomos, tornando-os cerca de 500 vezes menores do que os actuais transístores utilizados nos chips.
Segundo os pesquisadores da IBM, a redução no tamanho dos chips de computador atingirá o limite em cerca de 10 ou 20 anos, e com esta técnica, este limite poderá ser ultrapassado.
Os nano tubos, de acordo com o seu tamanho e forma, podem apresentar as propriedades ou dos metais ou dos semicondutores. Mas os processos existentes na fabricação de transístores acabavam por criar nano tubos com as duas propriedades, com a dos metais a sobrepor a dos semicondutores, inibindo a sua utilização.
O método da IBM, denominado Constructive Destruction, tende a eliminar o problema, destruindo os nano tubos com características metálicas durante o processo, deixando somente intactos aqueles com propriedades de semicondutores.
Na opinião de Thomas Theis, director do Centro de pesquisas da IBM Thomas J. Watson, ''se tivermos sucesso com o processo, os nano tubos de carbono irão manter a Lei de Moore válida indefinidamente em termos de densidade''.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação