Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Serviço i-mode japonês chega à Europa

Internet móvel: DoCoMo com 10 milhões

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  24/04/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
NTT DoCoMo adia lançamento do UMTS
 
  NTT DoCoMo adia lançamento do UMTS

A NTT DoCoMo anunciou hoje, 24 de Abril, que irá adiar o lançamento de seu serviço de telemóveis de terceira geração (3G ou UMTS na Europa), previsto para 1 de Maio próximo, durante quatro meses.

Em declarações à Reuters, Yuichiro Kuwahata, porta-voz da empresa nipónica, afirmou que são necessários mais testes para assegurar uma estabilidade total da rede 3G. Assim, a comercialização dos telefones 3G da NTT DoCoMo, prevista para 30 de Maio deste ano, deverá ser adiada até 1 de Outubro próximo.

Este atraso está ser seguido atentamente por todas as operadoras europeias que investiram avultadas quantias nas licenças UMTS, que estavam na expectativa para saberem como iria correr aquela que seria a primeira experiência mundial com uma rede 3G, nomeadamente ao nível da adesão dos consumidores, quais os serviços mais solicitados e também se o serviço traria lucros ou não às operadoras.

Apesar deste adiamento, o serviço será disponibilizado a um pequeno conjunto de subscritores a 30 de Maio, cerca de três a quatro mil pessoas, algumas delas colaboradoras da própria empresa.

Até ao momento o serviço i-mode da NTT DoCoMo - que permite um acesso permanente à Internet através do telemóvel a uma velocidade de transmissão de dados de 9,6 Kbps - está a conseguir cerca de 1.5 milhões de novos subscritores todos os meses, tendo cerca de 22 milhões de clientes, pelo que o atraso na rede 3G não deve afectar significativamente os resultados do gigante nipónico.

A única questão que se coloca neste momento é que o gigante japonês das telecomunicações já não será a primeira empresa a fazer a estreia mundial da rede 3G, dado que a Manx Telecom, operadora de telecomunicações da Isle of Man, controlada pela British Telecom, já anunciou para o final do mês de Maio o lançamento do seu serviço de telemóveis de terceira geração.

Num primeiro momento apenas estarão disponíveis cerca de 200 telemóveis para uma população de 75 mil pessoas. Mark Briers, presidente da Manx Telecom, afirmou à Reuters que os problemas da NTT DoCoMo deverão estar relacionados com a integração tecnológica dos equipamentos de várias empresas (no caso a NEC e a Matsushita Communication), pelo que a Manx optou apenas pelo equipamento da NEC.

A tecnologia UMTS (Universal Mobile Telecommunications System), permite a transmissão de dados, voz, vídeo e áudio, em banda larga, a velocidades da ordem dos 2Mbits por segundo, através da rede fixa, móvel e satélite.



< Notícia anterior
SMS ''ganha'' ao WAP
Notícia Seguinte >>
Tito: o primeiro turista espacial


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação