Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Microsoft aposta na música on-line

MusicNet contra o Napster

Napster a pagar em Junho

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  06/04/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
Música paga na Net: a 'febre' cresce
 
 

Depois de tudo o que tem acontecido em torno do Napster, a venda de música on-line é a grande moda. Já apareceu a Duet, a MusicNet, a MSN Music e até a MTVi já anunciou o seu serviço de distribuição de música na Net.

De acordo com a CNN, o serviço da MTVi (que estabeleceu um aliança com a RioPort) também será baseado numa tarifa mensal. Os preços do serviço, que deverá arrancar ainda este mês, variam consoante se tratar do download de canções (entre 220 e 443 escudos) ou de álbuns (entre 2.600 e 4.222 escudos).

Para além disso, o gigante Yahoo anunciou uma aliança com a Duet, a primeira empresa de distribuição de música on-line formada por dois gigantes da indústria discográfica: Sony e Vivendi Universal. O seu serviço deverá ser lançado ainda durante o próximo Verão, mas não foram adiantados mais pormenores.

Depois da Duet foi a vez da MusicNet, um serviço de distribuição de música on-line sujeito a uma taxa paga e criado pela AOL Time Warner, Bertelsmann, EMI e a RealNetworks, e da MSN Music, da Microsoft, para já num modelo tipo Spinner mas que é o ponto de partida para um futuro serviço de downloads de música mediante o pagamento de uma subscrição.

Apesar de toda esta sucessão de acontecimentos, e por estranho que pareça, a primeira empresa a anunciar um serviço com subscrição foi o Napster, previsto para Junho ou Julho e que surgiu na sequência da sua associação com a gigante alemã Bertelsmann.

Resta saber se os habituais ouvintes de música on-line se habituarão a pagar em vez as obter gratuitamente. Até pode ser que aconteça, mas não deverá ser nos tempos mais próximos.



< Notícia anterior
Comissão Europeia investiga Intel
Notícia Seguinte >>
Sony com nova impressora fotográfica


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação