Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Internet nos fios eléctrico

Internet por cabos eléctricos com problemas

Modem para linhas eléctricas

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  26/03/2001 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Banda larga na rede eléctrica
 
  A maior empresa de distribuição eléctrica da Alemanha, a RWE e a empresa suiça Ascom, anunciaram que vão fornecer já a partir do Verão acesso à Internet em banda larga através da rede eléctrica.

A partir de Julho a RWE PowerNet será a primeira empresa a disponibilizar comercialmente a tecnologia de transferência de dados Internet via cabos eléctricos, de acordo com um anúncio conjunto da RWE e Ascom (empresa suiça que tem desenvolvido este sistema ao longo de três anos) feito na feira CeBIT.

A RWE pretende lançar o serviço básico ao preço de 5 contos por mês com limite de transmissão de dados até 250 Megabytes de dados.

O sistema funciona através de adaptadores de corrente, que convertem dados de redes de comunicações de banda larga em frequências que podem ser transmitidas ao longo de cabos eléctricos.

A tecnologia usada pela Ascom permite a transferência de pacotes de dados ou voz em redes eléctricas de baixa voltagem (230/400V) até às fichas eléctricas dos edifícios. A utilização de 1.6 a 10 MHz são utilizadas em distâncias de 200 a 300 metros sem a necessidade de um repetidor. A tecnologia da Ascom permite transmissões de 3 Mbit/s mas a largura de banda e distâncias estão bastante dependentes da estrutura da rede de distribuição (se é subterrânea ou aérea).

O princípio desta tecnologia estava em estudo há décadas, mas debatia-se com barreiras técnicas que agora parecem ter finalmente sido contornadas. Contudo existem ainda alguns problemas burocráticos, uma vez que as empresas de distribuição eléctrica podem tornar-se de um momento para o outro empresas de telecomunicações.

De acordo com a Reuters, a RWE aproveitou ainda a CeBIT para assinar com a Companhia Paranaense de Energia Eletrica do Brasil (COPEL) um acordo de cooperação, que vai permitir à Copel testar esta tecnologia no estado do Parana já em Maio.

< Notícia anterior
Tablet PC vai usar processador Crusoe
Notícia Seguinte >>
Teleweb ''dá'' tarifa plana às PME


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação