DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Autor de programa para DVD preso

Tribunal divulga software DVD

Crackers de DVD processados

Descodificação de DVDs

DeCSS

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  18/07/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
DeCSS em tribunal americano
 
  A indústria cinematográfica está em tribunal na tentativa de impedir que o programa DeCSS seja difundido, evitando uma proliferação de cópias piratas de DVDs. Está por isso a decorrer um processo cível entre a Motion Picture Associate of America (MPAA) e três residentes novaiorquinos, entre os quais Eric Corley, editor da 2600, por estes contribuirem para a violação dos direitos de autor ao terem exposto na Internet o código fonte do programa DeCSS.

A indústria cinematográfica processou diversos Web sites quando descobriu que eles estavam a distribuir o programa DeCSS, que permite descodificar um filme DVD para posterior cópia para o computador. Segundo os advogados de acusação, o programa permite que os filmes descodificados sejam pirateados e que, à imagem do que acontece com o mundo musical, surja na Internet a prática de ''troca'' de ficheiros, neste caso filmes ''retirados'' dos DVDs.

Os advogados de defesa alegam que a MPAA ainda não conseguiu provar que o programa DeCSS tenha sido usado para pirataria, ao contrário do que se passa com o popular Napster.

Em Janeiro, o jovem norueguês de 16 anos, que criou o programa DeCSS, e o seu pai foram presos e a sua casa foi revistada pela polícia, tendo sido apreendido diverso material informático.

Este programa foi criado pelo jovem porque não existia nenhum software para Linux que permita a visualização de filmes DVD. Assim, a descodificação e posterior cópia dos filmes para o disco do computador era a única forma que os utilizadores de Linux tinham ao seu dispor para desfrutar dos filmes em DVD.

< Notícia anterior
''Mau Webdesign'' origina queixa
Notícia Seguinte >>
IST procura novas fontes de raios X


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação