Um laboratório governamental norte-americano acaba de desenvolver um software que permite a pré-visualização de projectos de micro-máquinas. À semelhança do trailer de um filme, o novo programa permite aos fabricantes fazer uma pré-visualização do projecto e, a partir daí, tomar a decisão.
O software foi pensado, sobretudo, para os micro-desenhos de projectos nas áreas das telecomunicações, tecnologia de jactos de tinta, aplicações médicas e segurança automóvel.
Nestas áreas é comum, depois de meses de pesquisa e pronto o protótipo, chegar-se à conclusão de que são necessárias novas alterações. O software do Sandia permite evitar desses contratempos, que podem levar meses.
O programa, da autoria de Vic Yarberry e Craig Jorgensen, permite o preview do micro-desenho a 2 e 3 dimensões. No modelo 2-D, pode ver-se o microdispositivo final (como se tivesse já sido construído).
A 3 dimensões, os desenhadores podem girar os microdispositivos virtuais (tal como acontece no fabrico de aviões). As secções que pareçam pouco adequadas podem ser eliminadas, ou corrigidas, mesmo antes de dar início ao processo de fabrico. O modelo 3-D permite ainda demonstrar o funcionamento dos dispositivos em ambientes concretos.
A duração da simulação varia consoante a complexidade do projecto. Um microdispositivo simples pode ser vizualizado em poucos segundos; um mais complexo pode demorar horas. Nada, dizem os engenheiros do Sandia, se comparado com os milhares de dólares e tempo que se pode poupar.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação