|
Um grupo de programadores alemães anunciou, na passada sexta-feira, a criação de uma base europeia da Fundação para o Software Livre, à semelhança da sua congénere norte-americana (a Free Software Foundation).
O objectivo é dar atenção à complexidade e diversidade da comunidade internacional, tendo sido divulgada uma declaração de intenções (no site europeu da Fundação) e lançada uma mailing list oficial.
''Tornou-se evidente que a FSF nos EUA, estando fixada numa zona com timings e cultura diferentes, não consegue manter-se em contacto com os fortes desenvolvimentos e com as novas correntes do software livre europeu'' afirmou Georg Greve, um dos membros fundadores da organização.
O software livre, pode ser software open-source, que diz respeito ao software publicado segundo uma determinada licença que permite a outros programadores ver, copiar ou modificar o seu código fonte desde que o façam dentro dos mesmos termos. Existe ainda software livre cujo código não é aberto à comunidade. Uma das licenças mais conhecidas é a GPL (General Public Licence), nos termos da qual o sistema operativo GNU/Linux foi publicado.
O Linux é mesmo o principal responsável pela popularidade que o software open-source tem actualmente. Criado na Europa (pelo finlandês Linus Torvalds a partir do Unix), este sistema operativo está a ser permanente construído por centenas de programadores espalhados pelo mundo.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|