|
A Network Associates já confirmou a existência de um bug na última versão de update do Anti-vírus McAfee, que pode fazer com que o Windows fique imobilizado.
O problema surge ao fazer-se o update ao anti-vírus. Depois de se fazer o download e instalar-se as novas definições do programa, o Windows faz um reboot automático, o que já é ''mau sinal''. No entanto, o Windows parece arrancar normalmente mas assim que se tenta introduzir a password, todo o sistema ''congela''. A única solução é arrancar novamente com o sistema, dado que nem o tradicional Control+Alt+Delete funciona.
Segundo a McAfee, o que acontece é que as novas definições contêm um driver que emula o vírus. No entanto o motor de busca do VírusScan, que já tem cerca de dois anos, não consegue ler as novas definições, originando um ''crash'' em todo o sistema.
A versão do VírusScan em questão é a 4.0.02 (para verificar o número da versão basta ir ao ''About'' do menu ''Help''). A McAffe afirma não saber quais os motivos pelos quais o mecanismo de update não procura desde logo a compatibilidade entre as novas definições e o motor do VirusScan.
Para os azarados afectados por este bug a única solução é arrancar em Safe Mode e desligar todo o sistema de busca de vírus (incluindo os attachments dos e-mails). Desta forma o Windows arrancará normalmente mas sem protecções contra vírus. Em seguida é necessário fazer o upgrade do programa e, em seguida, voltar a activar o motor de busca.
Para aqueles que ainda não foram afectados pelo problema, recomenda-se o download do McAffe SuperDAT, um programa que faz updates simultâneos ao motor de busca e às definições dos vírus.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|