DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Links relacionados
Telepac lança Homem Invisível

Sony vai vender música digital

Novo chip para música digital

Novo site de música em banda larga

Kodak mc3: música, fotos e vídeo

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  S O F T W A R E Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  27/09/2001 - Martinho Eduardo Nóbrega Enviar por email   Versão impressora
Magix Music Maker Generation 6
 
  Magix Music Maker Generation 6

O Music Maker da Magix é um programa de música e vídeo que permite a criação de bandas sonoras e edição em vídeo para projectos multimédia.

Desenvolvido pela MAGIX Entertainment, o Music Maker vai já na sexta versão, mantendo as características de um produto comercializado a preços acessíveis, mas com um conjunto muito amplo funcionalidades.

Entre elas incluem-se a criação ambientes sonoros para websites, desenvolvimento de conteúdos multimédia para a Internet, criação de bandas sonoras sem necessidade de pagar licenças (graças ao arquivo de música ''royalty-free''), produção de apresentações e até a criação do próprio CD-Rom ou video-clip.

O Produto

O Magix Music Maker dispõe de múltiplas funcionalidades. A última geração deste software disponibiliza as ferramentas necessárias para produzirmos os nossos próprios sons e vídeos.

Basta uma simples operação de ''arrastar e largar'' para combinar os mais recentes sons com qualquer estilo de música, recorrendo à ajuda de efeitos e instrumentos virtuais.

O Controlador de Vídeo permite a edição do próprio video-clip, a partir de animações e imagens verdadeiras. Pressionando um simples botão poderemos explorar todas as possibilidades disponíveis na Internet e guardá-las no Magix Web Publishing.

O acesso à imensa soundpool (colecção de sons) do Magix ou a qualquer outro CD de amostras (WAV, MP3, etc.) é simples - através de um ''arrastar e largar'' -, possibilitando uma maior rapidez nas composições.

A velocidade e a altura (o reconhecimento do tempo/altura é automático) adaptam-se automaticamente ao trecho que estamos a tratar.

O arquivo é extenso e abrange diversos estilos musicais, desde a música de dança, house, techno, hip-hop, latina, entre outros.

Com a função de gravação "RECORD" poderemos acrescentar voz, efeitos sonoros ou instrumentos ao vivo. O remix de um CD musical é também muito facilitado, graças ao ''BPM finder'', que reconhece automaticamente cada tempo.

O Music Maker dispõe igualmente de uma função Karaoke, através da qual podemos extrair as vozes e ''mixar'' a parte musical com o texto em legenda.

Criação Musical

O utilizador poderá produzir os seus próprios sucessos musicais, editando todos os elementos de som separadamente, ao vivo e em tempo real. O audioFXrack dispõe de uma inumerável série de efeitos profissionais, que poderão ser utilizadas em paralelo.

imagem889 picture

Entre estes recursos, destaque para os filtros de vibração, atraso, distorção, varredura, equalizador de 10 bandas, compressor, time-stretching e pitch-shifting.

A função Multi-track Mixer permite dar o ''toque final'' nos arranjos, controlando o volume, panorama e efeitos. Os efeitos externos poderão ser integrados através do DirectX.

Outra ferramenta em destaque são os seis instrumentos musicais, que incluem percussões, drum&bass, sintetizadores, vocoder e gater.

Com a caixa de ritmos Beatbox2, é possível programar o ritmo desejado com os sons das percussões actuais. Na Drum&Bass Machine2, passaremos simplesmente todos os elementos a pente fino para obter os break beats mais dissonantes, flams e padrões de dub, completando com acompanhamento de baixo.

O Copper Synth é o último sequenciador, adaptado a qualquer tipo de melodia. Inclui hook lines (passagens vocais) ou grooves de baixo com funções de som avançadas, quase idênticas ao modelo ''cult'' análogo.

No Vocoder suplementar, o utilizador poderá alienar as vozes e até criar uma voz de robot, enquanto o Gater permite segmentar ritmicamente qualquer pedaço sintetizado, voz ou outros.

Criação e Produção de Vídeo

imagem890 picture

O Magix Music Maker permite a produção de um vídeo original para uma canção, através de um conjunto de amostras de acção.

A partir de mais de 500 Mb de ficheiros AVI, o utilizador poderá seleccionar imagens correspondentes ao seu arranjo e nele inserir inúmeras acções, como por exemplo dança, cenas de festa, planos de fundo ou mesmo animações. O controlador de vídeo dá acesso, a qualquer momento, aos 40 melhores efeitos.

Internet

Numa sessão na Web, em conjunto com os nossos interlocutores podemos arranjar, discutir e trocar arranjos on-line, através da transferência directa (FTP).

É ainda possível retirar os melhores sons directamente da rede e enviar os arranjos e vídeos, depois de terminados, directamente do programa (Song/Video to E-Mail).

Se optarmos por transferir as produções para a zona de publicação do Web MAGIX, é possível apresentar os projectos e confrontar as suas competências nos Hit-parades do Web MAGIX.

Funcionalidades

O Magix Music Maker Generation 6 é um programa com conteúdos audiovisuais completos permitindo a produção interactiva de música e de vídeo.

É constituído por conteúdos multimédia, tais como imagens, música, texto e vídeos, que podem ser criados ou modificados com o objectivo de expressão pessoal, apresentação, comunicação e troca.

Enriquece e desenvolve as formas de comunicação, permitindo, a qualquer momento e em qualquer local, combinar imagens, música, texto e vídeos, para obter um documento mais completo.

As suas aplicações na área musical incluem a criação, edição e leitura de músicas; supressão de ruídos de fundo e optimização do som, produção de músicas MP3, de playlists e de versões rearranjadas. O programa proporciona igualmente a possibilidade de leitura em PCs ou leitores portáteis.

A edição digital de vídeos ''caseiros'' é outra das suas funcionalidades. O programa permite a montagem, sonorização e tratamento de vídeo, com a ajuda de imagens suplementares, palavras ou música.

Na Internet, poderá ser utilizado para o envio de e-mails audio e vídeo; criação de e-mails com imagens, som, texto e vídeos; criação de websites e anúncios on-line; publicação de conteúdos; publicidade; entrevistas; CVs; organização operacional da empresa (workflow); sistemas de gestão de conteúdos e apresentações.

Características

O software da Magix inclui um Arranger Multi-Pista, com 48 pistas estéreo, audio e vídeo; função Karaoke (permite filtrar vozes e inserir palavras); 6 instrumentos virtuais (percussões, drum&bass, 2 sintetizadores, vocoder e gater); remix de CDs musicais, integração de ficheiros MIDI e um assistente de som, através do qual se podem obter arranjos completos com simples cliques.

Ao nível da criação musical, o Music Maker dispõe de uma mesa de montagem multi-pistas profissional com 3 bus de efeitos; um conjunto de efeitos em tempo real (reverberação, delay, distorção, filtros, EQ e compressor); altura seleccionável (demi-tons) e ajuste do tempo (BPM); um Tempo Master variável (alongamento em tempo real); curvas de efeitos livremente "marcáveis", que incluem inverter, surround e normalizar; duas mil amostras de sons livres de direitos de autor, abrangendo desde dança, house, techno, hip-hop, latino e outras (44,1 kHz, 16 bits, amostras WAV em estéreo).

imagem891 picture

No capítulo da criação de vídeo, destacam-se: efeitos em tempo real modificáveis com numerosos presets; animações rítmicas, blue box, fading e muitas outros efeitos; função Captura de Ecrã (exportação de motivos no formato JPG ou BMP); e mais de 500 AVI.

Através da Internet, é possível transferir a produção própria para a zona de publicação no Web Magix. A participação em sessões colectivas (arranjos, discussões e troca de sons), o envio por e-mail de sons e vídeo e a transferência directa de sons e de ficheiros vídeo (via FTP), são outras das funcionalidades on-line.

As funções de Importação e Exportação incluem o suporte DirectX para os plug-ins de efeitos suplementares; importação de pistas de CD musicais; importação e exportação de ficheiros WAV, MPEG, AVI e MP3; exportação de sons MPEG; e exportação sob forma de sons MAGIX (MKS).

O programa corre nos sistemas operativos Microsoft Windows 95, 98, ME, 2000 e NT e requer, como configuração mínima: Pentium 200 Mhz, 32 Mb de RAM, 100 Mb de espaço em disco, Resolução 800 x 600 com 65.536 cores, Placa de som de 16 bits, Leitor de CD-ROM, Rato Microsoft ou compatível.

No site da Magix, o preço anunciado é de 39.99 dólares (8.680 escudos ou 43,32 euros) mas a compra on-line não está disponível, pelo menos aparentemente.

É possível fazer o download de uma versão Demo através do site da Hitsquad. A mesma operação está disponível na página do Magix, mas o processo não é simples.

Opinião

A diferença entre as aplicações de audio-sequenciadores de alto nível e os programas de amostras e arranjos baratos diminui substancialmente, pelo facto de os fabricantes destes pacotes ''instantâneos'' de música mais económicos terem reforçado a sua oferta.

Actualmente, podemos encontrar em alguns deles as funções mais sofisticadas, antes só disponíveis nos pacotes mais caros.

imagem892 picture

O Magix Music Maker Generation 6 é apresentado em duas versões: Standard e Luxe.

A versão Standard, dispõe de uma caixa com três CDs, um para os ficheiros dos programas e os outros dois com amostras de sons e imagens. A instalação é fácil e intuitiva e a aparência é lisonjeira, decorando o nosso ecrã por alguns minutos.

Rapidamente nos apercebemos das evoluções em relação à versão 5. O ficheiro do browser encontra-se agora no topo do ecrã, de onde podemos arrastar o trecho seleccionado para a secção do Sequencer Style Arrange. O tempo será automaticamente alongado e o pitch adaptado à canção corrente.

Mais de 2.000 amostras de música são incluídas no pacote, entre as categorias house, techno e dance, club sounds, hip hop e latino. A sua qualidade não é nada má e o facto de podermos importar qualquer ficheiro de áudio mostra-nos quão aberto é este programa.

Podemos utilizar até 48 pistas (muito diferente do reduzido número disponível nas versões anteriores), sendo o processo de arranjo simples e intuitivo. As ''pegas'' nas amostras são muito úteis, indicando que podemos ajustar volumes e criar fade-ins e fade-outs graficamente.

Entre a diversidade de recursos incluídos, destaque para os instrumentos virtuais, seis ao todo. O mais importante será, talvez, o BeatBox2, uma máquina de percussão com uma variedade de ferramentas que permitem a programação de uma matriz. Além disso, também é possível importar outras ferramentas.

Outras ferramentas como o SilverSynth Pro (um funcional TB-303 virtual), o CopperSynth (que suporta a semelhança com o sonic MiniMoog) e a Drum&Bass Machine, são capazes de produzir resultados bastante razoáveis.

Em relação aos racks de pistas e efeitos master, foram desenhados para se assemelharem às unidades de hardware (dão uma especial aparência ao programa). Incluem um módulo de 10 bandas EQ, tempo e pitchshifters, reverberação, filtros e um compressor (embora este último seja muito limitado).

Quando usados com sensibilidade, é possível obter óptimos resultados a partir destas ferramentas. O mixer, de aspecto muito simples, permite a utilização de plug-ins do DirectX.

Como se as variadas funções musicais não fossem suficientes, o Music Maker Generation 6 permite ainda adicionar vídeo às nossas pistas, gravar a nossa própria locução, misturar on-line e importar rapidamente ficheiros MIDI. Quase tudo é possível e a inclusão dos simples synths torna este programa criativo.

De facto, o Music Maker Generation 6 vai tão longe quanto um programa económico poderia ir.

Aguardamos impacientemente a nova versão.



Autor: MAGIX Entertainment
Sistema recomendado: Pentium 200 Mhz, 32 Mb de RAM, 100 Mb de espaço em disco, Resolução 800 x 600 com 65.536 cores, Placa de som de 16 bits, Leitor de CD-ROM, Rato Microsoft ou compatível
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação