Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/caderno/cad153.html


Salvador XXXVIII - O Meu Amigo Oliveira-II

O Salvador continua no Brasil, decerto a deliciar-se com o Carnaval do Rio, embora no único e-mail que mandou de lá diga que se está a especializar em tecnologia de Laser. Faz ele bem, pois junta o útil ao agradável.
Felizmente para mim, que tenho de escrever esta crónica semanal, encontrei há dias o meu velho amigo Oliveira que também proporciona deliciosas histórias embora de sinal contrário às do Grande Consultor. Continuando apegado às velhas tecnologias e à ''Sociedade Com Papeis'', nunca o consegui convencer, por exemplo, a usar o correio electrónico em vez dos telefaxes. Passo pela sua loja de vez em quando e, apesar de ver à porta resmas de papeis a transbordarem do caixote do lixo, parece que no interior do estabelecimento está sempre tudo na mesma! É que, embora ele deite quilos de papelada fora, chegam todos os dias outros tantos ou ainda mais…
Ontem ganhei coragem e entrei. Depois de tropeçar em alguns papeis e escorregar noutros (nomeadamente no papel metalizado que ele usa), cumprimentei-o e encostei-me a uma estante a saborear a cena.
- Ora viva! - saudou-me - Está a rir-se desta papelada toda? Pois fique sabendo que há muitas firmas que continuam a usar faxes! E firmas com F grande! E, interrompendo por momentos a ciclópica tarefa, esticou o braço e pegou num dossier bastante grosso. Mostrou-me então, com orgulho, o nome da empresa que ''fazia o favor de lhe escrever'' e deu-me a pasta para folhear:
- Você tem as mãos lavadas? - perguntou-me, ansioso, sem ver como é que tinha as dele.
- Veja só! Os faxes já vão em mais de cem mil! Isto é que é uma grande firma! E só usa fax, evidentemente! Ou você também me vai dizer que são uma cambada de atrasados?!
Não respondi. Abri no princípio:
1989: Fax Nº 50 112; 1999: Fax Nº 80 545… e até havia o Fax Nº 100 000, de Outubro do ano 2000, devidamente protegido por uma capinha de plástico. Ele exultou:
- O fax 100 000 veio logo parar a mim!!
Mas houve uma coisa que me fez confusão:
É que, a partir de certa altura, todos tinham números consecutivos: 100 133, 100 134... Porque seria?! A resposta estava no Nº 100 156, acabado de chegar, que Oliveira, dando um salto, me quis impedir de ler. Embora de relance, deu para perceber o seu teor:
''V. Exa. é o único dos nossos clientes que continua a usar telefax em vez de e-mail. Solicitamos-lhe que providencie rapidamente uma ligação Internet, para bem das nossas finanças, já que não se preocupa com as suas''.

NOTA : ''Salvador, o Consultor'', é mais uma personagem criada pelo Medina Ribeiro , desta feita para a revista Valor, onde aparece desde Junho deste ano com o patrocínio da DIGITO.


Voltar à página anterior

Página principal