Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/caderno/cad148.html


Salvador XXXIII - Correio Expresso I

- Passa pelo escritório logo à tarde que não te vais arrepender! Não adiantava tentar saber mais nada. A solução era esperar pelas 18h 30m e aparecer no escritório do sobrinho do Salvador. Mas o trânsito estava mau e, quando lá cheguei, já o nosso amigo estava a atender um cliente. - É o tal Dr. Diospiro - informou-me a D. Rosa, baixinho, abrindo-me a porta.
De facto, através da parede envidraçada, o Salvador sorria e fazia-me sinais para entrar sem cerimónias. Foi um prazer rever, também, aquele patusco Doutor! Cumprimentei-o efusivamente mas, de tal forma eu me atrasara, que o cavalheiro já estava de saída. Levava debaixo de braço o que me pareceu ser um computador portátil e em breve se despedia, parecendo muito feliz. O resto da história, que vim a saber pouco depois, era requintada: Pelos vistos, o Dr. Diospiro, confrontado com a avassaladora emergência das ''novas tecnologias'', não ia poder continuar a fugir delas. A solução era aprender qualquer coisa, pelo menos o mínimo...
O Grande Consultor tivera em conta que ele se iria defrontar com algumas dificuldades simples, tais como enviar e receber e-mails , e preparara um método pedagógico apurado a que chamara ''Informática sem dor''. Aplicado ao Dr. Diospiro, consistia no seguinte:
O homem iria começar a receber e-mails artificiais aos quais deveria responder. Não haveria quaisquer constrangimentos, receberia tão só mensagens automáticas preparadas pelo Salvador! Pois o Grande Génio preparara, ''usando em alto grau a inteligência artificial'', um programa de computador que iria gerar e-mails automáticos para o Dr. Diospiro se treinar. E este, embora sabendo perfeitamente que se tratava de uma simulação, iria responder! Começava por receber um e-mail: ''Olá, como tem passado?''.
Responderia qualquer coisa, e a seguir receberia outra mensagem do tipo ''Tem visto o Big-Brother?'' ou outra parvoíce qualquer.
- Vais ver que o homem vai interiorizar a coisa, e ao fim de meia-dúzia de mensagens vai ter a sensação de que está a escrever e-mails a sério para pessoas reais. Perde o medo, e pronto! Pedi então para dar uma vista de olhos ao programa que ele tinha preparado. E havia ali um pormenor com o qual eu não podia concordar: mesmo no fim, quando era suposto o aluno já estar convencido de que estava a falar com um interlocutor a sério, levava com a mensagem:
''Então? Gostou da simulaçãozinha?''

NOTA : ''Salvador, o Consultor'', é mais uma personagem criada pelo Medina Ribeiro , desta feita para a revista Valor, onde aparece desde Junho deste ano com o patrocínio da DIGITO.


Voltar à página anterior

Página principal