Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3710.html


Portugal: 2 milhões de clientes na Net

De acordo com o Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), o número de clientes de serviços de Internet ascendeu aos 1.99 milhões, aumentando 26 por cento nos últimos três meses de 2000. Comparando o final de 1999 (474 mil clientes) com o mesmo período em 2000, constata-se que o número de clientes aumentou 319 por cento (sendo razoável que o mesmo utilizador possa ter vários acessos, tendo sido contabilizados repetidamente na mesma proporção).

Ainda de acordo com os dados compilados pelo ICP , do total de acessos registados no final de 2000, 87.5 por cento correspondiam a clientes de acesso gratuito, nomeadamente utilizadores individuais.

Em sentido contrário, e na mesma data, o número de acessos pagos subscritos por este tipo de utilizadores decresceu 6 por cento, face ao final de 1999, apesar de terem aumentado entre o final do terceiro e quarto trimestres. De todos os acessos pagos, 10 por cento representam ligações à Internet por cabo, o que corresponde a cerca de 25 mil utilizadores e 1.3 por cento do total de clientes (acesso gratuitos e pagos).

Também os clientes empresariais mostraram uma maior apetência pela Internet, com o número de clientes de acessos pagos a aumentar de 66 mil no final do primeiro trimestre de 2000 para 81 mil no final do mesmo ano.

Por fim, o ICP refere uma taxa de penetração do serviço Internet em Portugal na ordem dos 20 por cento, contra 5 por cento no final de 2000.

Os números hoje divulgados pelo ICP não quantificam o número de utilizadores existentes, uma vez que é provável que existam vários utilizadores para o mesmo acesso.


Voltar à página anterior

Página principal