Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3144.html


Kits hands-free podem ser prejudiciais

Os kits hands-free alcançaram alguma popularidade entre os utilizadores de telemóveis visto que era suposto reduzirem a intensidade dos campos electromagnéticos emitidos pelas antenas, que se pensa serem prejudiciais ao ponto de causarem doenças.

No entanto a empresa britânica Which? já em Abril havia publicado um relatório afirmando que o nível de radiação dependia em parte da distância entre o auricular e a antena do telemóvel, podendo o valor da radiação ser triplicado quando comparada com uma normal ligação ao telemóvel.

Apesar da Which? ter chamado a atenção do governo britânico quanto a novas regulamentações que deveriam ser implementadas, o governo desconsiderou o relatório após o surgimento de pesquisas contraditórias.

Segundo Helen Parker, editora do Which?, ''segundo os nossos testes, os utilizadores não podem confiar nos kits hands-free. Estes podem tanto reduzir a radiação como aumentá-la dependendo do posicionamento do telemóvel e do kit, e não há maneira do utilizador assegurar uma posição ideal para diminuir a radiação''.

Uma das soluções propostas pela Which? era a introdução de compostos cerâmicos ou metálicos que têm a capacidade de absorver os campos electromagnéticos na porção do fio do kit hands-free que fica logo abaixo do auricular, eliminado a radiação na zona da orelha.


Voltar à página anterior

Página principal