Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2705.html


Ovos pasteurizados

A utilização de uma nova técnica no Reino Unido, permite a pasteurização dos ovos sem alterá-los fisicamente, eliminando os riscos de contaminação por salmonela que, apesar do reduzido número de casos nos últimos anos, ainda constitui um problema para as autoridades sanitárias.

O processo foi desenvolvido na Sainsbury's , e o microbiologista Alec Kyriakides afirmou que o processo é revolucionário, mas que não pode revelá-lo na sua totalidade por ser um segredo comercial.

Basicamente os ovos são colocados num tipo de forno especial que os aquece ligeiramente, garantindo a eliminação da salmonela enquanto as propriedades dos ovos são mantidas intactas.

A única diferença notável entre um ovo tratado com este novo processo e um ovo normal é a coloração da clara, que fica ligeiramente mais branca quando o ovo é pasteurizado por este processo.

Os responsáveis esperam iniciar a comercialização destes ovos no início do próximo ano com um preço ligeiramente superior aos demais. Para diferenciá-los, os ovos apresentarão um pequeno leão vermelho impresso na casca como garantia de origem do produto.


Voltar à página anterior

Página principal