Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2479.html


Mais notícias e música via Internet

Segundo um estudo divulgado pela Pew Research Center , 15 % dos norte-americanos procuram notícias diariamente, três vezes mais do que em 1998. Para além disso, um terço procura-as, pelo menos uma vez por semana, quando em 1998 apenas um quinto o fazia. Esta realidade espelha a crescente credibilidade que a informação veiculada na Internet tem conseguido.

Segundo Andrew Kohut, director do centro de pesquisa, ''o aumento de audiências na Internet tem sido feito à custa da indústria televisiva, e não dos jornais, como acontecia anteriormente''.

Outro estudo , da mesma empresa, mostra que 38% dos utilizadores norte-americanos da Internet ouviram música retirada via Internet. Partindo de serviços como o Napster , a rede Gnutella , ''milhões de americanos juntam-se à recente revolução da música on-line porque é simples, grátis e, até ao momento, não dá grandes problemas''. O estudo mostra que apenas 2% dos utilizadores da Internet pagaram para fazer downloads de músicas.

No entanto, fazer um download grátis de uma música não significa obrigatoriamente que se esteja a violar a lei. ''Os 13 milhões de americanos que fazem downloads grátis de músicas não são o mesmo universo que a indústria fonográfica intitula de piratas''. De referir que o recurso a downloads gratuitos é bastante popular junto da comunidade estudantil.


Voltar à página anterior

Página principal