Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec1918.html


Transmeta: Processador revolucionário

A mais secreta empresa de Silicon Valley revelou finalmente o seu produto: um processador inteligente de baixo consumo que promete revolucionar o mercado.

Crusoe é o nome do processador desenvolvido ao longo de 5 anos pela Transmeta , a empresa mais secreta de Silicon Valley.
O Crusoe é muito diferente de todos os processadores criados até hoje porque implementa a maior parte da sua funcionalidade em software, o que lhe permite ser muito pequeno e de muito baixo consumo eléctrico mantendo-se no entanto compatível com os processadores da Intel e com o mesmo nível de performance.

A tecnologia de software utilizada no Crusoe permite-lhe ajustar a voltagem e velocidade consoante o tipo de aplicações que estão a ser utilizadas o que aumenta muito o tempo de duração de uma bateria de um portátil ou de um computador de mão.
O Crusoe é também inteligente o suficiente para se optimizar consoante o tipo de aplicações mais usadas pelo utilizador, estudando o seu padrão de utilização ao longo do tempo e optimizando as secções mais utilizadas das aplicações mais executadas.
O facto do Crusoe implementar a maior parte da sua funcionalidade em software permite-lhe também ser actualizável por software e via Internet, ou seja se for encontrado um bug no processador ele pode ser corrigido numa questão de horas via Internet.

Tudo isto significa, segundo a Transmeta, que dentro de poucos meses aparecerão no mercado computadores portáteis e de mão mais baratos, mais rápidos e com uma duração de bateria várias vezes superior ao que está hoje disponível no mercado.


Voltar à página anterior

Página principal