Três estações de serviço da BP, na Holanda, iniciaram um projecto-piloto de pagamento por telemóvel. O cliente só tem que telefonar para avisar que vai abastecer. A conta é paga depois por transferência bancária.
O funcionamento ''Mobile Pay'' é simples: antes de abastecer, o cliente telefona para um número (previamente fornecido). Depois de indicar o código de identificação e o número da bomba em que pretende abastecer, esta é desbloqueada por forma a que se possa proceder ao abastecimento normal.
Concluída a operação, o cliente pode de imediato abandonar a bomba. O valor do abastecimento é automaticamente debitado na conta bancária do cliente. Para controlar as operações (e além dos serviços bancários normais) a BP disponibiliza uma página especial na Internet.
O projecto foi iniciado esta semana e funciona, por enquanto, em 3 estações de serviço de 3 cidades holandesas (Amsterdão, Roterdão e Rijswijk), num universo de cerca de mil e 500 clientes. Dependendo do êxito da iniciativa, os promotores podem estender o Mobile Pay a outras cidades.
O projecto resulta de uma parceria da BP com a Nedap, uma empresa holandesa, para sistemas e serviços de pagamentos on-line, e com o operador de telemóveis europeu KPN Mobile.
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