DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Música on-line: Acordo à vista!

Plataforma MusicNet quase pronta

Pagar pela música on-line? Nem pensar!

Napster paga 26 milhões

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  16/10/2001 - Paulo Jorge Dias Enviar por email   Versão impressora
Pressplay e MusicNet investigados
 
  Pressplay e MusicNet investigados

As 'majors' da indústria discográfica estão a ser investigadas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, por suspeita de práticas anti-concorrência no mercado de música on-line.

''O governo quer saber quais os efeitos que terão para a concorrência, certas joint ventures que surgiram no mercado da música online'', disse ao New York Times Gina Talamona, porta-voz da divisão anti-trust do Departamento de Justiça.

Em causa estão a Pressplay, uma joint-venture entre a Sony Music Entertainment e Vivendi Universal, e a MusicNet, que resulta de uma parceria entre AOL Time Warner, Bertelsmann, EMI Group e RealNetworks. Ambos prevêm avançar com os seus serviços pagos de download de música, ainda antes do final do ano.

A investigação envolve as cinco maiores editoras discográficas que, juntas, controlam 80 por cento da distribuição de música e que estão agora a avançar para a Internet.

As empresas especializadas na distribuição de música na Internet têm acusado as editoras discográficas de utilizarem os 'copyright' de forma anti-competitiva, dificultando o acesso às licenças de distribuição.

Além disso, as 'majors' são ainda acusadas de terem utilizado processos judiciais, como o que o envolveu o Napster, de forma a conquistarem uma posição dominante no mercado de distribuição online.

Entretanto, a Comissão Europeia confirmou que foi aberta uma investigação à Pressplay e à MusicNet, mas o processo encontra-se ainda numa fase preliminar.



< Notícia anterior
Câmara digital no pulso
Notícia Seguinte >>
Buraco de ozono mais pequeno


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação