A plataforma tecnológica do MusicNet, o serviço de música on-line por subscrição que resultou da parceria entre a AOL Time Warner, Warner Music, EMI Group, Bertelsmann e a RealNetworks (para além da editora independente Zomba), deverá ser disponibilizada dentro de poucas semanas.
A corrida para o lançamento deste tipo de serviço começou no início da Primavera e o grande concorrente do MusicNet é o serviço Pressplay, uma joint-venture entre a Universal Music e a Sony Music que, de acordo com os seus responsáveis citados pela Reuters, deverá ser lançado ainda este mês.
Enquanto que o MusicNet é mais uma plataforma de business-to-bussiness (B2B) que fornecerá tecnologia e conteúdos aos seus parceiros (como a AOL, Realnetworks ou Napster), o serviço Pressplay terá uma componente de business-to-consumer (B2C), oferecendo directamente aos consumidores um catálogo musical entre 70 a 100 mil músicas. Para além disso, o Pressplay será ainda lançado no MSN, Yahoo e MP3.com.
O maior desafio destes serviços será convencer as pessoas a pagarem para ouvir música via Internet. Recorde-se o estudo recente da GartnerG2 que indicava que os internautas ainda não estão preparados para fazer downloads de músicas mediante subscrição.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação