DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Europa com 3G da NTT DoCoMo em 2002

Japão: 3G em estreia mundial

Telecel com tarifa única de roaming

Optimus alarga serviço de roaming

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  10/10/2001 - Paula Cardoso Enviar por email   Versão impressora
Roaming: Lucent desenvolve protocolo
 
 

A Bell Labs, unidade de investigação da Lucent Technologies, anunciou o desenvolvimento de um novo protocolo para telemóveis, com o objectivo de permitir o roaming em todos os tipos de rede wireless, incluindo os telemóveis de terceira geração.

O Commom Operations (COPS) vai permitir que os clientes de telemóveis acedam a todo o tipo de operações como serviços de voz, dados e mensagens, enquanto estão em roaming (fora do país). Mesmo, garante a Lucent Technologies, em regiões onde predominem diferentes tipos de redes wireless.

O principal problema do serviço roaming é precisamente a dificuldade dos protocolos, utilizados pelas diferentes redes, comunicarem entre si. O COPS possibilita um único ''gateway'' que permite reunir e traduzir diferentes tipos de informação e transformá-los numa só linguagem.

O COPS dispõe de um interface que traduz automaticamente dados dos protocolos celulares para os de Internet e vice-versa. A tecnologia permite que sejam construídos vários gateways que possam ser acedidos por diferentes tipos de rede.

Vai ainda possibilitar que o cliente tenha um único perfil de identificação, que será usado em todas as circunstâncias, independentemente da rede (autenticação, localização e autorização da chamada).

''Com esta tecnologia, os operadores vão poder facilmente migrar de um protocolo para outro, sem necessidade de substituir o HLR (Home Location Register - base de dados que permite fazer a gestão dos subscritores de serviços moveis)'' assegura Krishan Sabnani, vice-presidente do Bell Labs' Networking Research Laboratory.

''Da mesma forma, os subscritores vão poder usar os telemóveis em redes pontuais (incluindo noutros países e região) tal como o fazem em casa'' acrescentou o responsável da empresa.



< Notícia anterior
Athlon XP ganha o Pentium 4 a 2 GHz?
Notícia Seguinte >>
CE poderá multar a Microsoft


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação