DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Compaq com o PC mais barato

Dell supera HP e Compaq

Compaq prepara mais despedimentos

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  04/09/2001 - Paula Cardoso Enviar por email   Versão impressora
HP e Compaq numa só empresa
 
  HP e Compaq numa só empresa

A Hewlett-Packard e a Compaq Computer vão fundir-se numa só empresa. Ontem, ao final da tarde, a HP anunciou estar disposta a comprar 25 biliões de acções, passando a deter 64 por cento da nova empresa. Os restantes 36 por cento ficam na posse da Compaq.

O negócio deverá estar concluído em meados do próximo ano. HP e Compaq estimam que a fusão venha a gerar lucros na ordem dos 87.4 biliões de dólares e redução dos custos de produção. Os primeiros efeitos devem começar a fazer-se sentir no ano fiscal de 2004. Nessa altura, os administradores contam ter poupado 2.5 biliões de dólares.

"Numa altura particularmente crítica para a indústria das novas tecnologias, esta combinação empurra-nos novamente para um papel de liderança. Juntos vamos abanar a indústria'', afirmou Carly Fiorina, actual CEO da Hewlett-Packard. Fiorina irá manter-se como CEO da nova empresa. A presidência ficará entregue ao actual CEO da Compaq, Michael Cappellas.

Com esta medida, as duas companhias esperam poder inverter a tendência negativa dos últimos meses, tornando-se ao mesmo tempo num concorrente directo dos gigantes IBM e Dell.

Juntas (e tendo em conta os números dos primeiros seis meses deste ano), Compaq e HP passam a deter 19 por cento do mercado global de vendas de PCs. O líder, a Dell, detém 13 por cento.

A nova empresa terá representações em mais de 160 países e mais de 145 mil funcionários.

Os restantes pormenores do negócio deverão ser conhecidos ao longo do dia de hoje. Para este dia, esperam-se também as reacções do mercado norte-americano. Ontem, a bolsa esteve fechada devido ao feriado do Labour Day, mas na Ásia as acções das empresas que fornecem componentes para a HP começaram a recuperar.



< Notícia anterior
Sangue produzido em laboratório
Notícia Seguinte >>
Motorola com chip óptico mais rápido


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação